Saudações da Opus Gay para o Encontro Ibérico

0

Caros Senhores,

O debate peninsular que a Junta da Estremadura e a Academia Ágora levam a cabo neste encontro de Cáceres, revela-se para nós portugueses e LGBT do maior interesse.

Temos agora vários projectos comuns: o da União Europeia, o do diálogo Luso-Espanhol, e a conversão da Estremadura na charneira do Português em Espanha.

Na Estremadura como em Portugal acontecem muitas coisas que passam despercebidas nos meios de comunicação social respectivos. Não admira portanto que o interessante debate moderado por José Maria Nuñes, \’Orgulho ou Preconceito!\’que tem agora lugar, passe despercebido em Portugal, e fique assim, algo circunscrito a grupos restritos da burguesia ilustrada da capital portuguesa, o que não desejaríamos que acontecesse.

Muitas associações LGBT portuguesas gostariam de estar presentes neste primeiro grande encontro da percepção das homossexualidades nos nossos países.

A Associação Opus Gay é uma das que sempre tem defendido o diálogo Ibérico e já esteve por isso, presente em vários \’Encuentros Estatales \’ LGBT.

Reconhecemos, tal como temos vindo a afirmar, que muito teríamos a aprender com a experiência espanhola a despeito das enormes diferenças sociais, económicas, politicas e legislativas que existem entre os nossos dois países. Isso já nos levou a convidar representantes LGBT espanhóis para estarem presentes em Lisboa, aquando do1º Fórum Social Português.

Em Portugal a homofobia e a exclusão social são alguns dos grandes problemas que tem de ser enfrentados com a maior urgência pelo Governo, pela sociedade civil, e pelas organizações LGBT com responsabilidades repartidas, e em parcerias múltiplas.

Um recente inquérito de opinião publicado no passado dia 20 de Outubro, no Jornal \’Público\’, levado a efeito por cientistas da Universidade Católica Portuguesa, a despeito do discutivel critério de formulação das perguntas, abordando temáticas ditas fracturantes, apresentava, infelizmente, percentagens de adesão muitíssimo baixas. Isto a propósito do casamento entre pessoas dos mesmo sexo, da adopção homo parental, e até das \’uniões de facto\’, estas já legalizadas há anos, temas que em Espanha são considerados direitos verdadeiramente adquiridos. Entretanto, por falta de informação, legislação, e preconceito, estas questões continuam enquistadas, provocando o atraso do país na entrada da modernidade.

Saudando as entidades presentes na Palestra \’Orgulho ou Preconceito!\’, a Opus Gay manifesta a sua disponibilidade de vir a ser considerada uma parceira neste dialogo transfronteiriço, tendo até em conta o\’ Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades\’, 2007, sugerindo a realização de eventos em comum, particularmente, na charneira entre Portugal e Espanha.

Com os mais respeitosos cumprimentos.

Saudações LGBT

Valter Filipe. Presidente a Opus Gay


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.