Governo da Paraíba Expande Atendimento de Saúde para Comunidade Trans com Cirurgias de Mastectomia

0

Governo da Paraíba Amplia Assistência de Saúde para Pessoas Trans com Cirurgias de Mastectomia

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba está expandindo os serviços de saúde para a população transexual. Na quarta-feira (20), as cirurgias de mastectomia masculinizadora foram retomadas, atendendo aos homens trans acompanhados pelo Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais (Ambulatório TT). O procedimento é realizado na Maternidade Frei Damião, que já oferece histerectomias para esse público.

Segundo a gerente executiva de Atenção à Saúde, Izabel Sarmento, as políticas voltadas para a população transexual no estado têm sido fortalecidas, mas até então, os usuários não tinham acesso a um dos procedimentos mais desejados. Ela explica: “Por falta de equipes com expertise na área para atender esse público, a Paraíba não vinha ofertando a cirurgia de mastectomia. Garantir essa cirurgia na rotina é a finalização desse cuidado, é a mais esperada por eles. É a partir dela que os pacientes se sentem conectados ao seu próprio corpo, se sentem completos”.

Atualmente, a população transexual é atendida por dois Ambulatórios, um em João Pessoa e outro em Campina Grande. A gerente operacional de Condições Crônicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide Lucena Pereira, revela que uma terceira unidade estará disponível em breve.

“Ela está prevista para o ano de 2024, um Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais na cidade de Sousa, para contemplar os usuários do sertão do estado. Essa ação reflete, junto com a oferta das mastectomias, o fortalecimento das políticas de saúde para o público transexual, entendendo que é uma população que precisa ser assistida e ter suas necessidades atendidas pelo Sistema Único de Saúde”, conclui.

O primeiro paciente contemplado com a mastectomia masculinizadora nesse momento de retomada do serviço foi Rafael Nogueira, que faz acompanhamento no Ambulatório TT desde 2016. Ele compartilha: “Sempre tive vontade de fazer essa cirurgia e agora, com a Frei Damião, ficou ainda mais fácil. Não tenho palavras para descrever o sentimento de gratidão com tudo. Acho que essa é a cirurgia principal para um homem trans. É difícil descrever o alívio, se existe algo maior do que a felicidade, é isso que eu estou sentindo”.

Além das iniciativas já implementadas, a SES abriu um processo de aquisição de hormônios femininos e masculinos que beneficiarão cerca de 950 usuários que fazem uso desses medicamentos regularmente. Os insumos serão disponibilizados para o público acompanhado em todas as unidades do Ambulatório TT.


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.