Parada Gay em Juazeiro reúne 8 mil pessoas

0

MANIFESTAÇÃO percorreu a rua São Pedro no Centro de Juazeiro do Norte(Foto: CÍCERO VALÉRIO/ESPECIAL PARA O POVO)
Cerca de oito mil pessoas, de acordo com os cálculos da organização do evento – a Associação de Apoio, Defesa e Cidadania dos Homossexuais (Aadecho) – participaram ontem à tarde da Segunda Parada pela Livre Expressão Sexual – 2ªParada Gay – de Juazeiro do Norte, cidade da região do Cariri, distante 563 quilômetros de Fortaleza. Os manifestantes, de Juazeiro e dos municípios de Crato, Várzea Alegre, Iguatu, Icó, Caririaçu, Brejo Santo, entre outras cidades da região, partiram às 16 horas do ponto de concentração, ao lado do Colégio Cirão.
Todo o percurso até a praça padre Cícero, onde a manifestação foi encerrada, foi feito pela rua São Pedro, no Centro da cidade, tendo à frente um trio elétrico, onde cobranças a sociedade pelos direitos a cidadania e igualdade foram intercaladas as músicas que animaram os manifestantes na caminhada. De acordo com Josmacelmo Geraldo da Silva, presidente da Aadecho, em todo o mundo as paradas promovidas pelo movimento homossexual buscam conscientizar a sociedade para os direitos da população gay. ‘‘Juazeiro do Norte por ser uma cidade religiosa, ainda tem uma camada de pessoas preconceituosas que não aceitam a diversidade sexual, por isso queremos mostrar a população que existimos e somos seres humanos iguais a qualquer pessoa”, afirmou.
No ato realizado na praça Padre Cícero, os participantes prestaram homenagens a algumas pessoas que têm contribuído com o movimento, assim como a militantes da causa que já estão mortos. No caso o publicitário João Vicente da Silva o Jonnatas Kiss, que foi assassinado, e o estilista Ribamar, que trabalhava em uma loja da cidade. O Departamento de Trânsito de Juazeiro – Demutran, isolou a área por onde a manifestação seguiu e fez o controle do trânsito. Policiais Militares mantiveram a atenção na segurança.
Participante da 2ª Parada Gay, Judivan Silva Sousa, 26, morador de Juazeiro do Norte, disse que o segundo ano da promoção na cidade foi uma forma de mostrar o fortalecimento da categoria na região do Cariri. Sousa relatou ser uma luta constante da associação Aadecho a busca para uma maior união entre os homossexuais da região.‘‘Queremos harmonia e igualdade social entre todos os segmentos da sociedade”, concluiu.
Em nota divulgada por meio de panfletos distribuídos no percurso, eles agradeceram ao prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo (PSDB), ‘‘pela bravura em sancionar a lei municipal que institui o dia 28 de junho, como o dia municipal do orgulho gay”. A vereadora Débora Soft, de Fortaleza, participou da manifestação, e disse que por ser um movimento regional, a passeata de Juazeiro é de suma importância para levar a sociedade a entender que os homossexuais têm os mesmos direitos de qualquer cidadão, e dessa forma, devem ser respeitados. (Colaborou Am-aury Alencar)
Enviado por: Marccelus Bragg


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.