Em coletiva realizada terça-feira (24/10) com a jornalista e diretora de comunicação da GLAAD – Gay & Lesbian Alliance Against Defamation – Mônica Taher, foram debatidas questões envolvendo as pretensões da organização norte-americana no Brasil, como a conscientização e a orientação dos meios de comunicação em relação ao público GLBTT.
Mônica Taher deixou claro que a proposta da organização é sensibilizar, não só os veículos de comunicação em geral, como também as ONG\’s da América Latina, a fim de fornecer parâmetros de visibilidade perante as empresas, para que juntas possam combater a discriminação. Para Taher, \”educando as empresas para não serem homofóbicas, estaremos criando uma sociedade mais igualitária.\”
O projeto, em parceria com a IBM, consiste em promover adaptações politicamente corretas em termos abordados pelas ONG\’s e pelos veículos de comunicação.
A coletiva permitiu, entre jornalistas GLBTT\’s e alguns da mídia não específica, uma discussão sobre as formas de veiculação e como o projeto poderia ser instituído no Brasil. A GLAAD tem a intenção de promover a iniciativa também em outros países, como México e Argentina.
Quando questionada sobre o projeto no Brasil, alegando as dificuldades de comunicação entre os próprios órgãos GLBTT, a diretora afirmou que, se iniciado agora, os resultados seriam efetivos dentro de aproximadamente 15 anos, mudando assim a percepção do público e promovendo uma maior aceitação da homossexualidade.
A GLAAD, em visita aos países da América Latina, elabora estudos para análise e mapeamento de empresas que apoiam a diversidade, assim como a IBM – primeira empresa americana que manifestou interesse às instituições GLBTT\’s. Mônica Taher voltará ao Brasil em novembro junto com os representantes da IBM interessados nos bons resultados do projeto.
Núcleo de Comunicação – CADS