Investigação da BBC revela pastor da Igreja Universal exorcizando adolescentes em Londres

0
Getting your Trinity Audio player ready...

Uma investigação secreta realizada pela BBC revela que uma filial da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Londres foi flagrada tentando expulsar espíritos malignos de um adolescente de 16 anos.

Um pastor evangélico foi filmado realizando o que pareciam ser as conhecidas “orações fortes” para libertar o jovem de um demônio.

Além disso, o programa BBC Panorama também ouviu o depoimento de um ex-membro gay, que afirmou ter recebido as “orações fortes” aos 13 anos na tentativa de torná-lo heterossexual.

A IURD alega que menores de 18 anos não são permitidos em cultos de “orações fortes” e que não realiza terapias de conversão. A igreja declara a seus fiéis que pode auxiliar em problemas de saúde mental, expulsando espíritos malignos.

O líder da IURD no Reino Unido chegou a descrever a epilepsia como um “problema espiritual”. A igreja possui filiais em diferentes países ao redor do mundo, incluindo 35 no Reino Unido, onde é registrada como uma instituição sem fins lucrativos.

Essa igreja de origem brasileira alega ter mais de 10.000 membros em todo o país e se apresenta como uma igreja cristã pentecostal. O uso de orações para expulsar espíritos malignos não é incomum no mundo cristão, sendo que algumas igrejas as denominam como libertação ou exorcismo, embora a IURD não utilize especificamente o termo exorcismo.

“A Igreja Anglicana possui exorcistas em praticamente todas as dioceses. A questão é como isso é realizado”, afirma Joe Aldred, um bispo pentecostal que trabalha com diferentes tradições cristãs.

As “orações fortes” realizadas pela IURD geralmente envolvem um pastor erguendo suas mãos sobre o indivíduo e ordenando que o espírito maligno deixe seu corpo. A igreja afirma realizar essas orações durante cultos de “limpeza espiritual” semanalmente, com o objetivo de “remover a raiz dos problemas”.

A IURD foi investigada após o assassinato de Victoria Climbie em 2000, uma menina de oito anos que foi brutalmente torturada até a morte por sua tia-avó e o namorado desta.

Culto liderado pelo Bispo Edir Macedo, fundador da IURD

Culto liderado pelo Bispo Edir Macedo, fundador da IURD

Na semana anterior ao trágico ocorrido, o casal levou Victoria, que apresentava sinais de abuso, para uma filial da igreja. Um pastor chegou a sugerir que ela estivesse possuída e inicialmente sugeriu um culto com “orações fortes”. Posteriormente, antes do culto, o pastor aconselhou a tia-avó a levar Victoria ao hospital.

Um relatório independente destacou que “a gravidade da condição de Victoria não foi devidamente percebida ou comunicada às autoridades competentes” nos dias anteriores à sua morte. O relatório também levantou preocupações sobre a falta de uma política formal de proteção infantil na igreja.

Após essas críticas, a IURD implementou uma política de salvaguarda, comprometendo-se a não realizar “orações fortes” em menores de 18 anos ou na presença deles.

O programa de televisão BBC Panorama visitou uma reunião de jovens da IURD em Brixton, no sul de Londres, com a participação de jovens adultos e adolescentes.

Com Informações BBC


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.