Como aproveitar o bairro de Palermo, em Buenos Aires: polo cultural e gastronômico

0

Buenos Aires é uma das grandes capitais mundiais onde predominam a arte, a cultura, a gastronomia, os festivais e eventos mais importantes. Há sempre algo especial nesta cidade que atrai turistas e os convida a planejar uma viagem de volta.

Entre os atrativos estão a paixão pelo futebol, a sensualidade do tango, a ampla oferta gastronômica, as galerias de arte e ruas repletas de grafites, os notáveis cafés ou o imperdível churrasco argentino. Motivos é o que não faltam para visitar Buenos Aires, mas um deles são os seus diferentes bairros portenhos, 48 ​​no total, cada um com uma personalidade única.

Palermo tem atrativos para todos os gostos, com diversas alternativas de passeio ou diversão para o dia ou para a noite. Neste que é um dos maiores bairros da capital argentina você encontrará alguns dos melhores restaurantes de Buenos Aires, bares, cafés que convidam a ficar por horas, discotecas para dançar, lojas de estilistas, museus, shoppings, livrarias, parques, lagos, espaços verdes, incluindo os chamados Bosques de Palermo.

Dado o dinamismo de Palermo, existem diferentes “sub-bairros” não oficiais determinados pelo tipo de atividade que se desenvolvem naquela área. As denominações são dadas pelo uso diário, e incluem, por exemplo, Palermo Soho (polo gastronômico e cultural) e Palermo Hollywood (polo gastronômico e audiovisual).

Palermo Soho

Inspirado na estética lendária da famosa região de mesmo nome em Nova York, esta área de Palermo transformou antigos cortiços e estreitas passagens em um reduto da gastronomia e arte, estendendo-se à decoração, à moda e ao design. Assim, hoje se instalaram no local charmosas lojas, galerias de arte e casas de decoração, tornando-se uma parada obrigatória na hora de fazer as melhores compras na viagem à Buenos Aires.

Antigo endereço do famoso escritor Jorge Luis Borges, um dos autores mais importantes do século 20, Palermo Soho é caracterizado por suas ruas de paralelepípedos, suas calçadas estreitas e as enormes árvores cujos galhos cobrem as ruas e as enchem de frescor. É um bairro de casas antigas e prédios baixos, recentemente eleito como um dos 50 bairros “mais legais” do mundo, segundo a revista britânica de viagens “Time Out”.

Muitas casas foram transformadas em restaurantes, cafés, ateliês e boutiques, ao estilo do Marais de Paris, mas com um legítimo espírito portenho. Repleto de boemia, misticismo e poesia, a nova fisionomia de Palermo se movimenta em torno da Plaza Cortázar – cujo nome homenageia Júlio Cortázar, outro grande escritor argentino. A partir daí, o design vanguardista e eclético encontra seu lugar entre as ruas Costa Rica, Godoy Cruz, Malabia e Gorriti.

Sua atmosfera entre o moderno e o vintage, povoada por galerias de arte, livrarias, teatros e vinis, estimula a preferência de muitos turistas que escolhem Palermo Soho para se instalar em seus hotéis boutique, pousadas e B&Bs.

Um dos passeios mais apreciados é o das passagens de Palermo Soho com os seus murais. As mais populares são as passagens de Russell, Santa Rosa, Darwin e Soria. Dizem que são resquícios de um bairro operário que não se concretizou. O passeio inclui mesas coloridas nas calçadas, guirlandas de luzes, canteiros, lojas cheias de peças autoriais, bancos de madeira nas esquinas e ruas de paralelepípedos.

Palermo Hollywood

Conhecido em seu passado recente como Palermo Viejo, esta área de Palermo tornou-se um local “cool” e porta-voz das últimas tendências. O que hoje é chamado de Palermo Hollywood e que está delimitado pelas Av. Juan B. Justo, Dorrego, Av. Santa Fe e Av. Córdoba, por décadas foi reservado quase exclusivamente para residências de famílias de classe média e oficinas mecânicas.

Hoje, essa parte do extenso bairro de Palermo transformou-se no centro gastronômico mais ativo da cidade de Buenos Aires. A denominação “Hollywood” vem por conta dos canais de televisão e produtoras audiovisuais, que atraíram movimento ao local, graças às celebridades que os frequentavam. Assim, pouco a pouco, artistas de vanguarda, designers, arquitetos e chefs de cozinha foram estimulados a expandir suas ideias sobre antigas construções que foram transformadas em cartões postais da Buenos Aires contemporânea.

Com o tempo, as antigas casas de chouriço (conventillos), silos e quartéis transformaram-se em lofts, escritórios, estúdios, lojas de design independente, hotéis boutique, galerias de arte e, sobretudo, bares e restaurantes com propostas gastronômicas inovadoras.

Palermo Chico

Dentro do bairro de Palermo está Palermo Chico, uma área nobre com residências e palácios onde moram celebridades da TV, do esporte e até o ex-presidente da Argentina, Mauricio Macri, uma das áreas mais valorizadas da capital argentina. Palermo Chico foi projetado pelo paisagista Carlos Thays e se destaca por suas ruas curvas e diagonais, e pela presença de imponentes mansões com jardins privados.

A região é maravilhosa para passear, especialmente se você se interessa por arquitetura. As ruas que cercam a Plaza República do Chile abrigam inúmeras embaixadas e prédios do governo. O bairro também é popular entre os entusiastas da arte e abriga algumas galerias e museus notáveis como o MALBA (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires) com obras de Rafael Barradas, Frida Khalo e Diego Rivera, além de exposições temporárias de artistas como Andy Warhol.

Enquanto estiver em Palermo Chico você também pode visitar o Museu Nacional de Arte Decorativa para encontrar coleções de armas, esculturas e móveis antigos. Esta parte de Palermo é especialmente agradável durante La Noche de Museos, quando todos os museus da cidade estão abertos ao público gratuitamente. Para um bairro pequeno, há muitas coisas para mantê-lo ocupado.

Se quiser um lugar mais tranquilo para descansar, dirija-se ao lado oeste e à Plaza Alemana. Esta praça, outra criação de Carlos Thays, é um ponto de encontro popular para os moradores locais. A partir dela, você pode cruzar para o Jardim Japonês ou continuar pela Figueroa Alcorta ou Libertador até os clássicos passeios por El Rosedal de Palermo e Planetário Galileo Galilei.

 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.