Casal de soldados gays se casa em base militar canadense

0

Toronto (Canadá), 14 jun (EFE).- Dois militares canadenses se casaram no mês passado no que foi considerado o primeiro casamento homossexual realizado numa base militar, informou nesta terça-feira a televisão pública CBC.
Os dois militares se casaram na base aérea de Greenwood, na província de Nova Escócia, confirmou o capelão da unidade, o tenente David Greenwood.
Os militares, um sargento e um oficial, que não tiveram seus nomes divulgados, se casaram no dia 3 de maio, numa cerimônia acompanhada por 45 pessoas.
Greenwood contou que o”casal esperava há muito, muito tempo” pelo casamento.
Os militares só puderam concretizar sua união depois que, em setembro passado, a Suprema Corte da Nova Escócia determinou que a proibição de casamentos homossexuais era inconstitucional, uma opinião compartilhada pelos juízes de outras seis províncias do país, nas quais vivem três quartos dos mais de 32 milhões de canadenses.
Greenwood, da Igreja Anglicana, não celebrou o casamento, honra que coube a um ministro da Igreja Unida de um povoado próximo à base militar, mas assistiu ao enlace.
O pastor afirmou que um segundo casamento entre militares pode acontecer este ano numa base militar de Québec.
Enquanto no Canadá os militares podem declarar de forma aberta sua orientação sexual, a ponto de se casarem, nos Estados Unidos continua em vigor a política do “don’t ask, don’t tell” (“não pergunte, não diga”), a partir da qual os homossexuais são tolerados desde que não revelem suas prefeências.
Mas agora, quatro congressistas republicanos se uniram a 81 colegas democratas para apresentar uma lei que anula esta política e permite soldados assumidamente homossexuais nas Forças Armadas.
Entre os legisladores a favor do fim da política do “don’t ask, don’t tell” estão os republicanos Wayne Gilchrest e Ileana Ros-Lehtinen.
Gilchrest, que antes apoiava a expulsão de militares gays, afirmou que seu ponto de vista mudou em parte devido à atuação de soldados homossexuais no Vietnã e por causa de seu irmão, que é gay.


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.