25ª Conferência Mundial da InterPride, Portland, EUA

0

Pessoal, esse informe tem como objetivo repassar as informações que obtive na 25ª Conferência da InterPride, que tem por missão Promover eventos do Orgulho GLBT em nível internacional; aumentar a formação de redes e a comunicação entre organizações que promovem eventos do Orgulho GLBT; incentivar comunidades diversas a promoverem e participarem de Eventos GLBT, e agir como uma fonte de educação.

 

O evento ocorreu em Portland, no estado de Maine, nos Estados Unidos, do dia 26 a 29 de outubro. Houve 3 plenárias, além de várias oficinas, “caucus” ou reuniões, e reuniões dos comitês.

 

As principais oficinas das quais eu participei foram sobre:

 

a) Paradas gays em ambientes hostis:  Realmente foi emocionante o relato pelo Dimitri de Moscou, do pessoal de Belgrado (Sérbia), de Zagreb  (Croácia) e da Polônia. Primeiro foi mostrado um vídeo filmado em Moscou no qual tinham os nacionalistas e religiosos fundamentalistas realmente usando da violência, inclusive espancando um deputado alemão. Foi colocada a dificuldade de organizar paradas como nós temos no Brasil nesses países. Uma das resoluções da oficina foi que temos que tomar ações rápidas em apoio, principalmente por meio de cartas enviadas às autoridades para que dêem proteção policial para que as pessoas possam se manifestar e realizar as paradas com segurança.

 

b) Tema da InterPride:  ficou decidido que a partir de agora a InterPride levantará as sugestões de temas para as paradas com 2 anos de antecedência. O processo é que cada organização afiliada sugere um tema. Na conferência foram apresentados em torno de 40 temas, e também pode sugerir na própria oficina. Pessoalmente, sugeri o tema “Unidos pela Igualdade”, que foi o vencedor na plenária final. A aprovação do tema é um processo extremamente longo e demorado, mas tem que discutir. Então o tema oficial internacional para 2007 será Unidos pela Igualdade, mas que cada parada poderá adaptar e complementar. Para 2008 é “Viva, Ame e Seja”.

 

c) Mídia: Foi extremamente interessante a forma como foi conduzida a oficina.  Primeiro foi relatada a importância nos Estados Unidos do “Grande Marechal”. No Brasil o equivalente seria a Madrinha ou o Padrinho da Parada, uma pessoa de destaque da sociedade local (um político, um artista, etc) que vá no carro oficial ou na frente da parada, abrindo. Essa pessoa pode estar atraindo a mídia para o evento. Também foi discutida muito a questão do pagamento de artistas nas paradas, e um dos consensos que foi tomado na oficina é que não se deve pagar, e sim buscar artistas comprometidos com a causa, tendo em vista os poucos recursos para organizar as paradas.  Então, a recomendação foi de que não se pague o cachê de artistas, mas apenas o reembolso de despesas se solicitado.

Foi apresentado o kit mídia. Deve conter uma biografia da madrinha ou do padrinho, as cartas recebidas parabenizando a parada. Também a lista das pessoas que se destacara no último ano para a questão GLBT, e também as pessoas que são contra, o release, o mapa do percurso da parada, e um pouco da história das paradas na cidade, ou no país, assim como o cartão de visita da assessoria de imprensa. Me pareceu bastante interessante e profissional, porque muitas vezes os jornalistas não têm as informações necessárias para fazer uma reportagem bem feita.

 

d) Planejamento estratégico: às vezes fazemos o planejamento estratégico das nossas organizações, mas nessa oficina foi sugerido que se faça planejamento estratégico do evento: fazer a missão daquele evento especificamente; quais são as fortalezas, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças em relação à sua realização; estabelecer prioridades e fazer um plano estratégico específico para a parada, buscando sempre parceiros de fora, incluindo aliados de outros movimentos, para que o evento tenha realmente consistência política.

 

Algumas outras oficinas das quais eu não participei, mas sobre as quais recebi alguns relatos foram:

1) houve muito material e muita discussão sobre “o espaço livre do cigarro”, tendo em visto que está sendo um problema muito grande o câncer de pulmão entre os fumantes. Então foi sugerido que as paradas façam não só um trabalho de prevenção das DST/Aids com GLBT, como também da questão do cigarro.

 

2) teve uma oficina “transgênero e identidade – fazendo a ponte e entendendo”, facilitada pela Marty. O site dela é www.transcare.2000.com. Tem material interessante sobre as definições de travesti e transexual. Tem uma participação de trans dentro da InterPride. De em torno de 200 participantes na Conferência, em torno de 15 eram trans.

 

3) planejamento antecipado: foi colocado que muitas vezes há muito estresse na organização das paradas por falta de planejamento antecipado.   Também é importante para a equipe de voluntários que tenha uma oficina “anti-estresse” (Tai chi chuan)

 

4) centro de documentação: uma das coisas que estamos discutindo aqui no Brasil também e que foi levantado na conferência é a importância de manter centros de documentação, e guardar ano por ano os materiais, fotos, reportagens etc. sobre as paradas e eventos relacionados. É parte da história do movimento registrada para o futuro. Realmente é emocionante ver como eram as primeiras paradas e com estão sendo agora. É até um processo para a avaliação.

 

PRÓXIMA CONFERÊNCIA MUNDIAL DA INTERPRIDE – 2007

 

Será em Zurique, Suíça, em 2007, de 11 a 14 de outubro

Informações adicionais: www.ip2007.org ; email: [email protected]

 

CONFERÊNCIA DA INTERPRIDE – 2008

 

Será em Vancouver, Canadá

Informações adicionais: www.vancouverpride.ca ; [email protected]

 

AFILIAÇÕES / CADASTRO DE EVENTOS

 

É fundamental que as pessoas cadastrem seus eventos no site da InterPride : www.interpride.org , clique em Global Calendar, Submit an Event.

Lá já estão cadastradas as paradas de São Paulo, Juiz de Fora, Goiânia e Curitiba, mas o Brasil tem muito mais o que mostrar para o mundo.

 

Ainda, do Brasil, só se afiliaram à InterPride a Associação da Parada de São Paulo e a Associação Paranaense da Parada da Diversidade. A taxa anual de inscrição para instituições com menos de US$ 500,00 de receitas por ano é apenas US$ 5,00 por ano. Vale a pena!

 

Como fazer: no menu superior, clique em “Join” e preencha os dados.

 

 

PRÓXIMA CONFERÊNCIA DA ILGA

 

Foi passado o informe que a próxima conferência da ILGA será realizada em Quebec, no Canadá, em 2008.

 

Informações adicionais , e informações sobre afiliação: www.ilga.org

 

PRÓXIMA CONFERÊNCIA DA ILGA-LAC

 

Lima, Peru, 2007 : www.ilga.org

 

PLENÁRIA FINAL

 

Na plenária final, não foi aprovada o apoio da InterPride à resolução proposta pelo IDAHO (International Day Against Homophobia) para apresentação junto às Nações Unidas referente à “abolição universal do crime de homofobia”. A não-aprovação  foi defendida por representantes da ILGA, inclusive a Rosana (Secretária Geral da ILGA), que esta proposta não está sendo articulada com outros movimentos no âmbito internacional, inclusive a ILGA e a ACT Internacional e outras organizações, e por isso não foi aprovada.

 

Este é o informe: informações adicionais: [email protected]

Enviado por: Toni Reis


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.