25 anos de Grupo Gay da Bahia

0

No Teatro Xisto da Biblioteca Central dos Barris o Grupo Gay da Bahia “GGB”, promoveu uma entrega de Troféus em homenagem aos seus 25 anos de existência. Os mestres de cerimônia foram, o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira e o ator transformista Bagageryer Spielberg. Seguramente o GGB, como é conhecida esta entidade de defesa dos direitos GLBTS, é a mais antiga ONG do gênero ainda em atividade no país. Foi criada pelo antropólogo Luiz Mott à partir de uma agressão sofrida, em 1980, no Porto da Barra em Salvador e desde então o GGB tem sido, como diz o próprio Caetano Veloso, o “ orgulho da Bahia”.
Tempos difíceis passou o GGB. Num dos seus piores momentos teve que enfrentar o preconceito e a homofobia de frente. Quando do seu registro junto ao cartório ouviu do tabelião “onde já se viu, viado agora querendo criar associação”, ou no enfrentamento ao maior Jornal do Nordeste que um dia estampou em suas páginas “mantenha a cidade limpa, mate uma bicha todo dia”. O GGB, sempre ao lado da lei e protegido pela ciência, abriu precedentes e construiu conquistas fundamentais para os Gays e para as Lésbicas. O termo “Orientação Sexual” para figurar como um direito em cartas magnas municipais e até na Constituição Federal, foi forjado nas entranhas desta agremiação baiana. O reconhecimento como “Utilidade Pública” para os grupos de homossexuais, as primeiras comemorações do “Dia 28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho Gay” que hoje se transformaram nas monumentais Paradas e o mais recente, a posse do Livre de Registro de Uniões Estáveis entre cidadãos do mesmo sexo, são conquistas e vitórias dos baianos e baianas do GGB.
E a noite de festa, a entrega do “Troféu 25 anos de GGB”, teve os seus momentos de desenfreada emoção. Os slides mostrando as cenas detestáveis do preconceito, onde se pode ver, gays em trabalhos forçados nas delegacias, o advento da “Peste Gay” como era rotulada a AIDS para estigmatizar os homossexuais e as pauladas e pedradas contra os gays nas ruas falaram por si, e nada foi fácil para o GGB. Dor, dificuldades e embate ao ódio contra Gays sempre foram os desafios ao grupo.
Desta vez o GGB deu um toque de classe e apelou pra história ao reverenciar com Trófeus, gente de gerações passadas que significaram muito aos Gays de hoje, e dentre os agraciados na grande noite do GGB estavam a travesti Marlene Casanova, rainha da Alaska nos anos 70, Ruy Benfica, presidente do Fã Clube da Emilinha Borba, Carlos Bastos – in memoria – pela sua excelência nas artes plásticas, Deraldo Lima, que nos anos da ditadura dava guarita a gays perseguidos, Romero Luiz, o último dos nossos caricatos e Clélia Mattos, a Rainha do Rádio da Bahia e adorada pelos gays do pós guerra.
Também subiram ao palco para receber troféus, a Cantora Sarajane, “já que tá apertadinho, por favor, abra a rodinha”, esta artista que esteve com o GGB na primeira manifestação pública há 25 anos atrás. O diretor de “A Bofetada” Fernando Guerreiro, o pai do ator Lázaro Ramos, que emocionado leu uma mensagem do filho aos Gays da Bahia, a agência de publicidade Propeg, com todo o seu staff, o stripper e Mister Bahia 2004, Ramon Rodrigues, o Gay “Baiana do Acarajé” Valois, o presidente do famoso Bloco de travestidos “As Muquiranas”, a representação do Governo Espanhol pelo êxito do “casamento gay” naquele país .
Representando o Ministério da Cultura, na pessoa do secretário Sérgio Mamberti da Secretaria da Identidade e da Diversidade, a artista plástica, Flávia Galizza deu o seu recado positivo e de apoio do Governo Federal, às conquistas e aos direitos de cidadania dos GLBTS. E o show do evento ficou por conta do vozeirão da negra Milla Black “ A Carne do Negro é a mais barata do Mercado”, da Drag Pride 2005, Staff Aumermann e da “Drag que salta” Fabiane Galvão.
Para a felicidade de todos nós, Luiz Mott, fundador do GGB e figura impar na luta pelos direitos humanos dos homossexuas continua o de sempre. Antenado, saudável, inteligente e questionador. E o GGB, com esta nova equipe de militantes continua firme, e mais 25 anos virão pela frente. E como brinde final, todos receberam um belo postal alusivo a data festiva do GGB onde como estampa principal tem um amor homossexual universal; Alexandre Magno e o seu amado Hefastion!
Parabéns Grupo Gay da Bahia.
Por Marccelus Bragg
fotos acesse:


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.