Sapatrônica lança plataforma online para compartilhar memórias e afetos da comunidade sapatã em São Paulo

0
Getting your Trinity Audio player ready...

O Projeto Sapatrônica é uma iniciativa colaborativa que busca reunir memórias e afetos da comunidade sapatã na cidade de São Paulo por meio de entrevistas, vídeo-poemas e áudios, disponibilizados em uma plataforma online. Idealizado por Beatriz Cruz, performer, atriz e educadora, e Marina Bastos, diretora, editora e roteirista, o projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) e terá o lançamento oficial do site no sábado, 26 de agosto, às 17h, na Casa 1, com o apoio do CineSapatão.

A proposta da Sapatrônica é criar um mapa audiovisual que registre as experiências e vivências das lésbicas na cidade de São Paulo, revelando a cartografia afetiva desse grupo. O projeto se materializa em pequenos documentários poéticos e áudio-guias, apresentando histórias, memórias e sentimentos sapatões. Beatriz Cruz destaca a importância de resgatar tanto os eventos históricos relevantes quanto os momentos cotidianos que compõem a rica narrativa sapatã na cidade.

O projeto teve início em março de 2023 com o laboratório “Percorrer a Cidade”, que consistiu em caminhadas pelo centro de São Paulo. Essas caminhadas tinham como objetivo resgatar a história da ocupação lésbica na região, promover reflexões sobre a relação das lésbicas com os espaços urbanos e criar diferentes corpografias lésbicas na cidade. Marina Bastos destaca a necessidade de equilibrar a narrativa histórica LGBTQUIAP+, que muitas vezes privilegiou os relatos masculinos.

O site da Sapatrônica se configura como um espaço poético onde informações e memórias são compartilhadas por meio de vídeos e áudios criados em Laboratórios de Criação. O projeto convoca lésbicas, sapatões, mulheres bissexuais, transmasculinos e pessoas não-binárias para participar do processo, compartilhando relatos, histórias e perspectivas de futuro.

O lançamento do site será marcado por um evento na Casa 1, onde os participantes poderão acessar o conteúdo por meio de QR Codes, assistir aos curtas-metragens produzidos nos Laboratórios e residências artísticas, além de confraternizar. No dia seguinte, está prevista uma caminhada pelo centro de São Paulo, passando por locais de memória da ocupação lésbica, com compartilhamento de áudios e materiais de arquivo sobre esses espaços. As inscrições para a caminhada podem ser feitas pelo site do Sesc.

Evento de lançamento do site

data: 26/08 (sábado)

horário: das 17h às 21h

local: Casa 1 (R. Adoniran Barbosa, 151)

Programação

17h – 18h30: chegada e mapa físico exposto, com QR codes para as pessoas verem vídeos e áudios.

18h30: Apresentação Projeto e site (projetando)

19h – 20h15: Sessão dos vídeos

20h15 – 21h: Confraternização

Caminhada

data: 27/08 (domingo)

horário: das 11h às 14h

ponto de encontro inicial: Térreo – Sesc 24 de Maio

inscrições: https://www.sescsp.org.br/programacao/percorrer-a-cidade-memorias-sapatao-no-centro-de-sao-paulo/

30 vagas (ordem de inscrição)


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.