Recifest Revela os Premiados da sua Décima Edição

0
Getting your Trinity Audio player ready...

Na última sexta-feira (20), o encerramento da 10ª edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest) foi marcado por uma noite de intensa emoção e confraternização. O evento, um dos maiores do gênero no Brasil, ocorreu ao longo da semana no Cine Teatro do Parque. A premiação, em sintonia com a trajetória diversificada do festival, celebrou os vencedores em diversas categorias, incluindo produções de estados como Espírito Santo, Paraná, São Paulo e Pernambuco.

O Júri Oficial destacou “Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo” (SP), de Renato Sircilli, como Melhor Filme Nacional, e “Todas as Rotas Noturnas Conduzem ao Alvorecer” (PE), de Felipe André Silva, como Melhor Filme Pernambucano. O Júri Popular premiou “Aceso” (SP), dirigido por Elissa de Brito, como Melhor Filme Nacional, e “De Noite, Na Cama” (PE), dirigido por Malu Rizzo, como Melhor Filme Pernambucano. Este ano, o júri popular contou com 361 votantes, que participaram por meio de formulário online.

Além dos vencedores, o troféu Rutílio de Oliveira homenageou Marlom Meirelles pelo Melhor Roteiro ou Argumento em “A Vida Secreta de Delly” (PE). Destacaram-se ainda Tomas Cali pela Melhor Direção de Arte em “L’Equisse” (SP), Thiago Amaral pela Melhor Fotografia em “Arapuca” (SP) e Gisele Bernardes pelo Melhor Som em “Transviar” (ES). A Melhor Montagem foi concedida a Arthur Tuoto por “O Fim da Imagem” (PR), dirigido por Gil Baroni.

Nas categorias de melhor intérprete, Paulo Goya e Wilson Rabelo foram premiados por suas atuações em “Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo” (SP). Yannick Beauquis e Quetin Brayer receberam o prêmio de Melhor Produção por “L’Esquisse”. Renato Sircilli foi reconhecido como Melhor Diretor por “Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo”. As menções honrosas foram para “De Noite, Na Cama” (PE) de Malu Rizzo e “Procura-se Bixas Pretas” (BA) de Vinícius Eliziário.

Malu Rizzo, diretora de “De Noite, Na Cama”, expressou sua gratidão: “Nós estamos muito felizes, éramos universitários quando fizemos esse curta, estamos começando nessa jornada dos filmes ainda e de viver de arte também, abrindo o coração e acreditando nas coisas.”

Carla Francine, diretora artística do Recifest, ressaltou a importância do público: “Só temos a agradecer todas as pessoas que apoiaram esse festival ao longo dos últimos dias, porque é uma luta muito grande, um desafio enorme fazer o Recifest e a gente encontra sentido nessa troca com vocês.”

Mauro Lira, produtor do festival, sublinhou o propósito político do Recifest em defesa da causa LGBTQIA+: “O Recifest vai além de um festival de cinema, é um projeto político que defende a causa LGBTQIA+ em Pernambuco, que infelizmente ainda mantém o dado de maior índice de mortalidade de mulheres trans, homens trans, gays, lésbicas e isso é muito triste.”

A diretora geral do festival, Rosinha Assis, agradeceu aos trabalhadores do audiovisual e enalteceu a importância da arte na vida: “Agradecemos especialmente a todos os realizadores que mandam seus filmes pro festival, nós não conseguimos mensurar quantos filmes já exibimos nesses 10 anos do Recifest e é sempre muito emocionante. Então, viva a arte! Sem arte, a vida não tem sentido.”

PREMIADOS 10º RECIFEST:

 

MELHOR ROTEIRO OU ARGUMENTO: MARLOM MEIRELLES PELO FILME “A VIDA SECRETA DE DELLY”, DIRIGIDO POR MARLOM MEIRELLES.

 

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE  TOMAS CALI, PELO FILME “L’ESQUISSE” DIRIGIDO POR TOMAS CALI.

 

MELHOR FOTOGRAFIA:  THIAGO AMARAL PELO FILME “ARAPUCA” DIRIGIDO POR JOEL CAETANO, DE SÃO PAULO.

 

MELHOR SOM: GISELE BERNARDES PELO FILME “TRANSVIAR”, DIRIGIDO POR MAÍRA TRISTÃO, DO ESPÍRITO SANTO

 

MELHOR MONTAGEM: ARTHUR TUOTO PELO FILME “O FIM DA IMAGEM”, DIRIGIDO POR GIL BARONI (PR)

 

PRÊMIO DE MELHOR INTÉRPRETE: PAULO GOYA E WILSON RABELO, PELAS ATUAÇÕES NO FILME “OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO”, DE RENATO SIRCILLI (SP).

 

MELHOR PRODUÇÃO: YANNICK BEAUQUIS E QUENTIN BRAYER PELO “L’ESQUISSE” DIRIGIDO POR TOMAS CALI.

 

MELHOR DIREÇÃO : RENATO SIRCILLI PELO CURTA “OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO”.

MENÇÃO HONROSA: “DE NOITE, NA CAMA” DIRIGIDO POR MALU RIZZO, UMA FICÇÃO, DE PERNAMBUCO.

 

MENÇÃO HONROSA:   “PROCURA-SE BIXAS PRETAS”, DOCUMENTÁRIO, DIRIGIDO POR VINICIUS ELIZIÁRIO, DA BAHIA.

 

MELHOR FILME PERNAMBUCANO DO JÚRI OFICIAL: “TODAS AS ROTAS NOTURNAS CONDUZEM AO ALVORECER” DIRIGIDO POR FELIPE ANDRÉ SILVA

 

MELHOR FILME NACIONAL DO JÚRI OFICIAL:  RENATO SIRCILLI PELO CURTA “OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO”.

 

MELHOR FILME NACIONAL PELO JÚRI POPULAR: “ACESO” DIRIGIDO POR ELISSA DE BRITO, FICÇÃO, DE SÃO PAULO.

 

MELHOR PERNAMBUCANO PELO JÚRI POPULAR: “DE NOITE, NA CAMA” DIRIGIDO POR MALU RIZZO


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.