Rebelde não teve representatividade, mas revelou atores gays

0

Christian Chávez, Jack Duarte e Felipe Nájera representam a diversidade sexual projetada pela trama jovem da Televisa.

Cadu Safner

Marco na história da telenovela em toda América Latina, Rebelde quebrou paradigmas e veio a se tornar um dos produtos mais rentáveis da TV mexicana em sua época. Produzida por Pedro Damián para a Televisa em três temporadas, entre 2004 e 2006, embora o enorme sucesso com a temática jovem, a trama evelheceu bem mal, sem qualquer representatividade, e ainda endossou discursos abusivos em diversas esferas, como gordofobia, machismo, homofobia e outros crimes e preconceitos.

Contudo, nos bastidores da novela algo acontecia. Atores gays, por exemplo, ainda estavam no armário. A coluna Holofote lista neste espaço quem são eles e como estão hoje em dia. Confira!

Primeiro casal gay a adotar uma criança no México

Felipe Nájera, intérprete do carrancudo diretor Pascoal, hoje aos 56 anos é casado com o produtor teatral Jaime Morales. Ele revelou sua homossexualidade em 2010, após muita pressão de pessoas e imprensa que o cercavam sobre o assunto.

Hoje Nájera está entre maiores e mais expressivos ativistas gays do México. Em 2012, para se ter uma ideia, o casal iniciou um processo de adoção que foi acompanhado e televisionado pela mídia local. Após muita burocracia, finalmente conseguiram adotar Alejandra, tornando-se o primeiro casal homossexual mexicano a adotar uma criança.

Vítima da mídia e do preconceito

Intérprete de Giovanni na trama jovem, Christian Chávez viveu sucessivos dramas ainda quando estava gravando Rebelde. No entanto, nada supera o fato dele ter sido forçado a sair do armário após ter fotos íntimas de seu casamento com William John Murphy serem expostas indevidamente por jornalistas.

Nesse período ele foi expulso de casa pela própria mãe. Tempo depois, a união teve fim de forma trágica, com um grande escândalo público envolvendo agressão física e acusações gravíssimas. A vida desandou para Chávez, que se afundou em depressão tempos depois.

Sem trabalho na TV devido às polêmicas, o ator e cantor perdeu oportunidades de trabalho e sofreu as mais diversas represálias e negativas pelo simples fato de ser gay. Chávez conta que Anahí o salvou do suicídio.

Com o tempo, ele se reergueu, lançou novos projetos musicais e conseguiu, por fim, se restabelecer na TV através de novas novelas. Hoje, considerado um popstar e ícone gay, o artista mexicano ainda colhe os louros do sucesso de Rebelde está incluído na grande turnê do RBD que passará pelo Brasil em novembro.

Ator fluído

Jack Duarte deu vida a Tomás em Rebelde. Bastante assediado pela comunidade LGBTQIA+, ele nega ser gay, mas fala abertamente da experiência homossexual que teve no passado. “A preferência não pode ser algo definido, eu adoro as mulheres, mas eu vou dizer pela primeira vez. Como eu posso dizer que gosto das mulheres se tenho me perguntado como é ficar com um homem? E não tem nada de errado nisso. Eu explorei e não funcionei”, disse ele em entrevista ao canal do brasileiro Rodrigo Maiellaro.

Dada essa circunstância, me dei conta que eu gosto muito das mulheres. Me dei conta da minha identidade, no sentido de como eu me sinto quimicamente. E isso não deixou duvidas se funciono ou não com um homem. Mas é muito distinto a forma como eu reajo com uma mulher”, finalizou.

Observatório da TV


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.