Prefeito de Roma desafia governo Meloni e registra filhos de casais homoafetivos

0

“Com este ato, garantimos aos menores o reconhecimento da cidadania italiana e seus direitos”

O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, desafiou o governo da premiê Giorgia Meloni e transcreveu nesta sexta-feira (9) as certidões de nascimento de dois filhos gerados no exterior por casais homoafetivos.

Trata-se de um menino nascido na França e com uma mãe italiana e outra francesa e de uma menina gerada na Inglaterra e com duas mães ítalo-britânicas.

“Com este ato, garantimos aos menores o reconhecimento da cidadania italiana e seus direitos”, disse Gualtieri, expoente da centro-esquerda na Itália e admirador do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Reconhecemos aquilo que já foi sancionado nos países de nascimento, ou seja, que essas crianças têm duas mães, e não uma”, acrescentou o prefeito, que também cobrou a aprovação de uma “lei clara para as famílias homoafetivas e que garanta os mesmos direitos reconhecidos em toda a Europa”.

Sem direito à adoção ou a tratamentos de reprodução assistida, casais homoafetivos italianos frequentemente recorrem a clínicas de fertilização no exterior para realizar o sonho da maternidade e da paternidade, usando doação de gametas ou barriga de aluguel.

No entanto, ao voltar para a Itália, não conseguem registrar os bebês com os nomes dos dois pais ou das duas mães.

Em março passado, o governo Meloni enfureceu a oposição e ativistas pelos direitos civis ao ordenar que prefeitos não transcrevessem os registros de nascimento de filhos gerados no exterior por casais homoafetivos.

A gestão da premiê também quer aprovar um projeto que transforma a barriga de aluguel – prática proibida na Itália – em “crime universal”, o que permitiria processar pessoas que recorressem a esse mecanismo no exterior.

“Gualtieri pode cultivar as convicções que quiser, sua consciência responde à sua ética, mas, enquanto prefeito, tem o dever de respeitar as leis. A decisão de hoje tem o sabor de um ato subversivo construído para fazer esquecer as condições penosas em que a capital se encontra”, disse o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fabio Rampelli, do partido Irmãos da Itália (FdI), liderado por Meloni.

Site TERRA


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.