Por que Políticas públicas são importantes para os LGBTQIA+ ?

0

Cada vez mais precisamos conhecer nossos direitos perante a sociedade.

Por Maurício de Britto

O termo Políticas Públicas está relacionado aos conjuntos de programas, ações e atividades que o poder público desenvolve de maneira direta ou indireta para a sociedade, independente de sexo, raça, religião ou nível social, abrangendo a todas as escolaridades. Esse conjunto tem como objetivo a promoção da harmonia na população em áreas como saúde, assistência social, turismo, educação, habitação, lazer, transporte e segurança.

Os governos (Federal, Estadual e Municipal) se baseiam das políticas públicas para contemplar a qualidade de vida da população e suprir desvantagens advindas do passado. Nós, LGBTQIA+, sofremos constantemente com esses obstáculos. Com muita luta, para que possamos ter a visibilidade sobre as causas da nossa comunidade, recentemente conquistamos os direitos mais expressivos dos últimos anos.

Há quase 8 anos, sendo considerado recente em termos de legislação, no dia 14 de maio de 2013 foi regulamentado o casamento gay no Brasil, uma grande conquista para nossa comunidade. Há pouco tempo, no dia 13 de junho de 2019, foi aprovada a criminalização da LGBTfobia. Com a decisão, todos os atos preconceituosos a homossexuais e transexuais passaram a ser enquadrados como crime com uma pena de um a três anos, além da aplicação de multas.

Assim, como podemos verificar, precisamos cada vez mais entender a importância das políticas públicas e dos nossos direitos, muitas vezes, não tão falados. Diante de vários confrontos de interesse a cada dia no cenário político, sempre precisamos estar antenados com as pautas levantadas, principalmente, as que nos afetam por preconceitos da sociedade. Esta coluna, Politizah, surge com o intuito de trazer cada vez mais notícias e informações relevantes para nossa vida LGBTQIA+.

ObservatórioG

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Athosgls 21 anos fazendo a diferença na comunidade LGBT Mundial. Marca registrada.