Pessoas trans existem: censos inéditos mostram a desigualdade para profissionais trans

0

Por Liliane Rocha*

A Gestão Kairós lançou dois dos mais importantes Censos de Diversidade e Inclusão no contexto do mundo empresarial da atualidade. Os estudos Representatividade, Diversidade e Percepção – Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022, com dados de mais de 26 mil respondentes de grandes empresas brasileiras de vários setores, e o Publicidade Inclusiva: Censo de Diversidade das Agências Brasileiras – Observatório da Diversidade na Propaganda 2023, com a demografia das principais agências de publicidade e propaganda no Brasil.

Antes de mais nada, embora tenhamos o que celebrar, afinal, sim, as empresas estão produzindo censos demográficos, e sim, estamos avançando na obtenção de dados LGBTQPIAN+, o fato é que ainda há muito a avançar na atuação consistente em relação à diversidade sexual como um todo.

A realidade é que – e tenho falado muito sobre isso -, quando estratificamos dados de diversidade sexual, notamos uma hegemonia masculina, branca e cisgênero persistente. Pessoas transgênero (travestis e transexuais), mesmo em empresas que são referência, como aponta o levantamento da Gestão Kairós, não chegam a 1% nem do quadro funcional e nem da liderança (nível gerente e acima). Nas agências de publicidade e propaganda, não há a estratificação dos dados de orientação sexual e identidade de gênero, por isso não foi possível saber especificamente qual o percentual de pessoas trans trabalhando no setor. No entanto, foi possível averiguar que no nível CEO/presidente, há ausência total de profissionais trans.

Matéria completa aqui


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.