Pânico é condenado a pagar indenização a ativista LGBTQIA+

0

Por

A princípio, as coisas não seguem tão tranquilas nos bastidores do Programa Pânico. Conhecido por seu humor ácido na televisão, desta vez foi a versão do rádio que pode ter passado do limite.

Acontece que o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o Programa Pânico por um ato de discriminação. Tudo se iniciou após o programa comandado por Emílio Surita e transmitido na Jovem Pan, exibir trecho de um vídeo da ativista LGBTQIA+, Rosa Laura.

No vídeo, Rosa Laura questiona elementos da gramática. Então, destaca que “a língua e a linguagem são demarcadores de gênero e o jeito que a gente vem usando o português, hoje em dia, é extremamente sexista”. Depois disso, a ativista faz orientações sobre o uso de pronomes neutros, que não demarcam gênero, e visibilizam pessoas não-binárias.

Programa Pânico saiu da TV mas segue diariamente no rádio e internet (Foto: Reprodução

Jovem Pan deve pagar 40 mil pelo que foi dito no Programa Pânico

O programa Pânico utilizou trecho do vídeo e exibiu no dia 9 de setembro de 2020 em tom de chacota. Por conta disso, foi estabelecido que a emissora arque com a indenização de 40 mil reais.

De acordo com decisão do juiz André Augusto Salvador Bezerra, obtida pelo UOL,  o “Programa Pânico ignorou a luta diária da comunidade não-binária” e usou a imagem do ativista de forma jocosa.

Após o acontecido no Programa Pânico, outro programa da emissora, o Morning Show, também utilizou vídeo de Rosa Laura para o mesmo fim.

Por fim, a decisão do juiz é de que “Não houve uma crítica regular. Houve uma exposição da pessoa do autor ao ridículo, imputando-lhe características que, historicamente, imputam-se a pessoas discriminadas: características relacionadas à objetificação (como se fosse uma coisa) e a uma suposta incapacidade mental deste”.

Rosa Laura publicou um vídeo sobre gramática neutra (Foto: Reprodução)

Rosa Laura publicou um vídeo sobre gramática neutra (Foto: Reprodução)

 

O Canal


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.