No Mês do Orgulho LGBTQIAP+, C&A Brasil e seu braço social, Instituto C&A, dão novos passos para promover inclusão e fomentar o empreendedorismo

0

Em parceria com CRIÁVEL, a varejista oferece uma trilha online de formação, desenvolvimento e aporte financeiro durante três meses para empreendedores LGBTQIAP+

A C&A Brasil e o Instituto C&A, braço social da varejista, lançam iniciativas e projetos em prol da diversidade, inclusão e fomento ao empreendedorismo. Dentre as novidades, está o lançamento do edital #TodesNaModa do Instituto C&A, voltado para a capacitação e o desenvolvimento de negócios de moda protagonizados por empreendedores da comunidade LGBTQIA+.

As inscrições serão abertas no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ (28 de junho) no próprio site do Instituto C&A (www.institutocea.org.br) e ficarão abertas até o dia 17 de julho com início das atividades em agosto. O edital é voltado para empreendedores LGBTQIAP+ de moda autoral nos segmentos de roupas, calçados e acessórios e que tiveram seus negócios impactados pela pandemia precisando criar novas estratégias para suas marcas. Outros critérios, como maturidade do negócio, qualidade do produto e diversidade do público empreendedor, também serão avaliados para a seleção dos participantes.

O #TodesNaModa promoverá uma trilha online de formação e desenvolvimento somando cerca de 30 horas de conteúdos focados em marketing digital, identidade e gestão da marca. Ao longo desse período, os empreendedores selecionados receberão o investimento no valor de R$ 4.000 como aporte aos negócios e ajuda de custos.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o CRIÁVEL, movimento de educação de Moda sustentável que, através de sua metodologia e conteúdos, já formou mais de 2 mil alunos, sempre visando reeducar a Moda rumo à máxima sustentabilidade possível. O CRIÁVEL terá o papel fundamental de conduzir e apoiar os empreendedores LGBTIQAP+ no desafio de reestruturarem a identidade e o posicionamento de suas marcas, bem como na definição de diretrizes estratégicas.

O processo será conduzido por Renata Abranchs do CRIÁVEL que, com mais de 20 anos de atuação em pesquisa e consultoria e mais de 80 marcas nacionais e internacionais como clientes, já soma 800 horas de palestras, workshops, aulas e treinamentos para toda a cadeia da moda e indústria criativa. Junto de Renata Abranchs estará Ana Cotta, consultora para construção estratégica de marcas, designer e educadora.

As marcas selecionadas também contarão com o acompanhamento e a expertise de colaboradores da C&A por meio do voluntariado corporativo – importante e tradicional pilar do Instituto C&A. Durante os encontros online do #TodesnaModa, os voluntários da C&A serão monitores e compartilharão suas experiências e conhecimentos, oferecendo suporte às atividades realizadas.

“O Instituto C&A entende que o empreendedorismo na moda é uma dentre as muitas possibilidades exploradas por profissionais LGBTQIAP+. Com a chegada da pandemia, nos preocupamos com o desenvolvimento destes empreendedores, sobretudo porque sabemos que a inclusão produtiva para este público é mais desafiadora. O #TodesNaModa é a nossa contribuição para tornar negócios de moda LGBTQIAP+ mais resilientes, somando na sua estruturação, adaptação à nova realidade do consumo e geração de renda.” explica Gustavo Narciso, Gerente Executivo do Instituto C&A.

 

Ainda para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, pela primeira vez o Instituto C&A se une como parceiro oficial da Marcha do Orgulho Trans – evento anual que chega a sua quarta edição com o objetivo de amplificar o debate LGBTQIAP+. O Instituto irá apoiar o Transtalk com o tema “Moda e Empreendedorismo Trans”, que acontece no dia 25 de junho, às 19h, e contará com as participações da empreendedora e coordenadora do Capacitrans RJ, Andréa Brazil, e com a cofundadora da loja virtual Translúdida, Fernanda Kawani. O talk será mediado por Pri Bertucci, Fundadore da Marcha do Orgulho Trans e do Instituto [SSEX BBOX], organização responsável pelo evento.

C&A Brasil lança Grupos de Afinidade LGBTQIAP+ por região do país 

Para reforçar o seu compromisso com a inclusão e valorização da diversidade, neste mês a C&A Brasil lança o C&A Pride, grupo de afinidade da varejista. Formado por colaboradores de todas as regiões do país, que atuarão em conjunto para pensar em novas práticas, iniciativas e políticas internas frente à causa, o grupo também terá a missão de acompanhar o andamento das medidas e ações realizadas.

“Somos uma empresa inclusiva e que tem a diversidade como importante valor e compromisso para com os nossos clientes e os mais de 15 mil associados em todo o país. A pluralidade, portanto, faz parte do nosso jeito ´Muito Eu’ e, por isso, decidimos lançar Grupos de Afinidade LGBTQIAP+ onde a C&A está presente, contemplando colaboradores interessados de todos os estados do país, com culturas e histórias de vida diversas. Acreditamos que ouvir a todos, sem exceção, é o caminho para a construção conjunta de uma empresa ainda mais inclusiva”, diz Fernanda Campos, diretora de Pessoas & Inovação da C&A Brasil.

A médio prazo, a empresa estuda a criação de outros grupos de afinidades de acordo com a estratégia de inclusão e diversidade, bem como o estabelecimento de metas e compromissos.

Além dessas ações, desde 2018, a C&A conta com o apoio da TransEmpregos para a contratação de pessoas Trans.

Ainda para o Mês do Orgulho LGBTQIAP+, a C&A apresenta novas peças de sua tradicional coleção Pride, com modelos de moletons e camisas nas cores da bandeira do movimento em seu e-commerce, via site e aplicativo, e em lojas físicas selecionadas.

camila alvarenga | public relations


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.