Nesta quinta-feira, a Defensoria fará um mutirão de retificação de prenome e gênero em oito cidades do Paraná.

0
Getting your Trinity Audio player ready...

Como todos os atendimentos da DPE-PR, o mutirão “Meu Nome, Meu Direito” oferece orientação jurídica gratuita para que mulheres travestis e transexuais, homens transexuais e pessoas não binárias com 18 anos ou mais realizem a retificação de prenome e gênero diretamente nos cartórios de registro civil.

Uma grande ação da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) será realizada na próxima quinta-feira (11) para atender aos indivíduos que desejam realizar a retificação de prenome e gênero em várias cidades do estado. É o famoso mutirão “Meu Nome, Meu Direito”, que acontecerá em todas as cidades de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa na quinta-feira, 11 de abril.

Como todos os atendimentos da DPE-PR, o mutirão “Meu Nome, Meu Direito” oferece orientação jurídica gratuita para que mulheres travestis e transexuais, homens transexuais e pessoas não binárias com 18 anos ou mais realizem diretamente a retificação de prenome e gênero nos cartórios de registro civil. Nos atendimentos, você encontrará informações sobre quais documentos são necessários para o processo de retificação, bem como uma descrição detalhada de cada etapa do processo. Os Núcleos de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) e da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), em colaboração com a Ouvidoria da DPE-PR, são responsáveis pela organização do mutirão.

O governo federal, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania, estará envolvido nesta edição do My Name My Rights, que inicia o Mutirão Nacional Retífica+: a 1* via de uma nova vida. A edição será realizada simultaneamente em várias cidades. Com o objetivo de aumentar a visibilidade nacional, a DPE-PR pretende potencializar e expandir essa prática bem-sucedida que já está estabelecida. Isso levará ao desenvolvimento de outras iniciativas semelhantes no país. Mariana Nunes, coordenadora da Defensoria Pública do NUDEM, explica: “É o governo federal junto com as Defensorias Públicas Estaduais transformando a vida das pessoas”. Oito comarcas aderiram à proposta e irão promover sua realização localmente, demonstrando o compromisso da DPE-PR com a efetivação de direitos humanos das pessoas trans”.

Todos os atendimentos serão realizados no dia 11 de abril (quinta-feira), das 13h às 17h. Confira abaixo os endereços:

Apucarana

Sede da Defensoria Pública

Rua Professor Erasto Gaertner, 126, Centro.

Cascavel

Sede do CREAS Leste

Rua Eduardo Tadeu Melani, 482, Centro.

Curitiba

Sede dos Núcleos da Defensoria Pública

Rua Benjamin Lins, 779, Batel.

Foz do Iguaçu

Sede da Defensoria Pública

Rua Antônio Raposo, 923, Centro.

Londrina

Sede da Defensoria Pública

Avenida Bandeirantes, 263, Vila Ipiranga.

Maringá

Sede da Defensoria Pública

Avenida Tiradentes, 1289, Zona 4.

Paranaguá

Sede da Defensoria Pública

Rua Baronesa do Cerro Azul, 937, João Gualberto.

Ponta Grossa

Sede da Defensoria Pública

Rua Dr. Leopoldo Guimarães da Cunha, 300, Oficinas.

 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.