Não existe lei para reservar vagas de estacionamento para pessoas LGBT

0

Vídeo que circula no WhatsApp afirma que obrigatoriedade seria implementada até 2024, o que não é verdade.

O que estão compartilhando: vídeo em que um homem afirma que até 2024 será obrigatória a existência de vagas de estacionamento prioritárias para pessoas LGBT.

O Estadão investigou e concluiu que: é falso. Não há qualquer lei que obrigue estabelecimentos a sinalizar vagas de estacionamento para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis ou transgêneros.

Não há lei que determine a reserva de vagas de estacionamento para pessoas LGBT.
Não há lei que determine a reserva de vagas de estacionamento para pessoas LGBT. Foto: Reprodução

Saiba mais: As vagas prioritárias são definidas pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/15) e pelo Estatuto do Idoso (No 10.741/2003), que alteraram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não há a inclusão de condutores LGBTQI+ entre aqueles que podem utilizar os espaços reservados.

O boato começou a circular em fevereiro deste ano quando várias contas nas redes sociais postaram uma montagem imitando print de uma falsa reportagem do portal de notícias G1.

À época, os conteúdos foram amplamente desmentidos por iniciativas de checagem como UOL Confere, Fato ou Fake, Aos Fatos, Reuters Fact Check, Lupa, Boatos.Org e até pela portuguesa Polígrafo.

Como lidar com postagens do tipo: Esse é um assunto que certamente geraria polêmica, portanto seria amplamente noticiada uma lei que obrigasse estabelecimentos a demarcarem vagas para pessoas LGBTQI+. Desta forma, uma pesquisa sobre o assunto no Google bastaria para identificar reportagens de veículos profissionais de imprensa caso se tratasse de notícia verdadeira.

Estadão


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.