Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta quarta-feira (6), um mutirão gratuito de retificação de nome e gênero será realizado em Juiz de Fora. O atendimento será na Casa da Mulher, localizada na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, Bairro Vitorino Braga, das 14h às 17h. O mutirão é direcionado para mulheres, pessoas travestis, não binárias e homens transexuais.
Para participar e obter a retificação na certidão de nascimento ou de casamento, as pessoas interessadas devem ter mais de 18 anos e levar documento com foto, CPF, título de eleitor e comprovante de residência recente. A iniciativa é da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com a Clínica de Direitos Fundamentais e Transparência da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Atualmente, a retificação de nome e gênero pode ser feita nos cartórios, mas em Juiz de Fora o valor é alto, cerca de R$ 700. Isso representa um obstáculo para a população trans, que muitas vezes não tem acesso ao mercado de trabalho formal. O objetivo do mutirão é garantir de forma acessível e gratuita o reconhecimento legal da identidade de gênero para todas as pessoas que desejarem.