Mulheres trans sofrem preconceito e são proibidas de cruzar fronteira entre Ucrânia e Polônia

0

Guardas não permitem que mulheres cruzem o país e as acusam de “serem homens”

Mulheres transexuais ucranianas estão sofrendo preconceito e sendo impedidas de cruzar a fronteira do país com a Polônia. Oficias do país não reconhecem a identidade de gênero dessas pessoas. A denúncia foi feita pelo jornal britânico “The Guardian”.

Ativistas de direitos humanos relataram que a principal dificuldade das mulheres trans é em relação a lei instaurada pelo governo ucraniano. Homens de 18 a 60 anos estão proibidos de deixar o país. Porém, mesmo com certidões que comprovam a mudança de gênero, são proibidas de cruzar a fronteira.

Na reportagem, Judis, mulher transgênero ucraniana, relatou que tentou sair do país no dia 12 de março, mas foi impedida por soldados. “Você é um homem, caia fora daqui”, disse um dos guardas.

Outra personagem ouvida pelo veículo britânico também relatou momentos de tensão ao tentar cruzar a fronteira. Alice, 24, mora com sua companheira, Helen, em Brovary, cidade próxima a Kiev.

“Eles levaram eu e minha mulher para um quarto e mandaram a gente tirar a jaqueta. Checaram nossos corpos e, depois de passarem a mão pelo meu peito, disseram que eu era um homem. Tentamos explicar a nossa situação, mas eles não ligaram”, relatou.

Segundo a Rainbow Europe, uma associação internacional para pessoas LGBTQIA+, a Ucrânia ocupa a 39ª colocação no ranking dos países europeus com mais direitos para essa comunidade. Casamento entre pessoas do mesmo sexo não é permitido no país e não existe uma legislação séria para proteger essas pessoas.

UOL


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.