Live do Museu do Futebol debate desafios da inclusão de atletas transexuais

0

– Tema do bate-papo é o projeto de lei em tramitação na ALESP que estabelece o sexo biológico como único critério para definição de gênero dos competidores

O Museu do Futebol realiza nesta segunda-feira (10), às 19h (horário de Brasília), uma live para debater as implicações do Projeto de Lei 346/19, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Assim, a iniciativa estabelece o sexo biológico como único critério para definição de gênero de competidores em partidas oficiais em território paulista. A medida, na prática, excluiria a possibilidade de pessoas transexuais e transgêneras de exercerem a atividade de atletas profissionais. A live acontece no YouTube e Facebook do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Participam do debate a deputada Erica Malunguinho, primeira mulher transexual a ocupar uma cadeira na ALESP; Paulo Iotti, especialista em Direito da Diversidade Sexual, de Gênero e em Direito Homoafetivo, também diretor-presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero; Gustavo Uchôa, técnico de patinação artística, gay, e pai de três filhos sendo uma criança trans e atleta; Kelly Santos, ex- jogadora de basquete, medalhista olímpica pela Seleção Brasileira e participante do Esporte Pela Democracia. Já a mediação será feita por Toni Reis, ativista e diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+.

Assim, a inclusão de pessoas trans no esporte de alto rendimento tem sido discutida há vários anos, com avanços crescentes. Dessa forma, desde 2015, o Comitê Olímpico Internacional já permite que homens trans participem de eventos esportivos sem qualquer restrição. As mulheres trans, por sua vez, precisam controlar a quantidade de testosterona para poder competir, mas podem fazê-lo se cumprirem os critérios determinados nas normas olímpicas.

Assim, o Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Logo, pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

A saber, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

Futebol na veia


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.