LIVE comemora os 51 Anos do movimento LGBTI+

0

Acontece em 26 de junho de 2020 (sexta-feira), uma live em comemoração aos 51 Anos do Orgulho LGBTI+. A transmissão começará às 19:00h e terá duração de duas horas.

A realização do evento on line foi uma forma que as instituições encontraram para celebrar a data em 2020, tão importante para a comunidade LGBTI+, já que as paradas do orgulho estão proibidas de serem realizadas por conta da pandemia de coronavírus.

Em 28 de junho de 1969, no bar Stonewall In, em Nova Iorque, um grupo de pessoas LGBTI resolveu reagir à truculência da polícia durante uma das abordagens rotineiras no local. O confronto tomou uma proporção enorme se prolongando por alguns dias e resultou, meses depois, na criação das primeiras organizações de direitos homossexuais. Um ano depois, para comemorar o “Levante de Stonewall”, como ficou conhecido o episódio, várias pessoas marcharam pelas ruas de Nova Iorque naquela que seria a primeira parada do orgulho LGBTI. De lá as marchas se espalharam para outras cidades americanas, para a Europa e para o resto do mundo. Hoje, no Brasil são realizadas cerca de 300 paradas do orgulho, sendo cerca de 30 delas no estado de Goiás.

Nestes 50 anos do movimento social organizado, muitas conquistas foram alcançadas, como a retirada da homossexualidade do Cadastro Internacional de Doenças pela OMS, a união estável entre pessoas do mesmo sexo, o direito à adoção por casais homoafetivos, o uso do prenome e do gênero nos documentos oficiais e, mais recentemente, a equiparação da homofobia ao crime de racismo pelo STF.

Apesar dos muitos avanços, ainda há muito o que ser conquistado como a inserção das pessoas transexuais no mercado de trabalho e nos espaços escolares; a questão da 3ª idade e velhice; e, principalmente o combate à violência e à LGBTfobia. O Brasil é campeão mundial em assassinatos e violência contra a população LGBTI+. Estatísticas apontam para 01 assassinato por dia nos últimos 03 anos, além de incontáveis agressões verbais, físicas e psicológicas. O movimento entende que é preciso mudar essa realidade. É urgente a implantação de leis e políticas públicas que defendam os direitos dessa população tão vulnerável, afinal, “todos são iguais perante a lei”, como determina a Constituição Federal.

Na parte cultural da live, estão previstas as apresentações musicais, shows com drag queens, grupos de danças, cantores, etc. Vários DJs animarão os espectadores durante a conversa dos ativistas e militantes. Haverá sorteio de brindes para os participantes.

O evento é uma realização da Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO), em parceria com o Grupo da Diversidade LGBT de Anápolis (Associação GDA), Associação Gabiroba LGBT de Aparecida de Goiânia, GuerreirXs LGBT e Orgulhosa Resistência de Senador Canedo, Grupo Ipê Rosa/Oxumaré de Trindade. Conta com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos/Assessoria LGBTI de Goiânia e da RENOSP (Rede Nacional de Operadores da Segurança Pública).

Transmissão

Facebook: @paradagoias ou @apoglbt-go

Instagran: @paradagoias

Informações

E-mail: [email protected] e também pelos telefones: (62) 99176-5720 ou 98600-2656.


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.