LGBTQIA+: “A Voz das Mães” dá continuidade a projeto do Sesc

0

Dentro do projeto “À Minha Mãe e ao Meu Pai, com Orgulho”, agora são as Mães que 
se manifestam sobre a identidade de filhos e filhas. 

Em junho, comemorado mundialmente como o Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Sesc Santo André convida para uma visita ao projeto “À minha Mãe e ao Meu Pai, com Orgulho”, que conta, desde seu lançamento, em outubro de 2020, com cursos, painel expositivo e várias ações programáticas desenvolvidas no sentido de acolher e celebrar a identidade LGBTQIA+. O objetivo agora é ampliar alcances com a proposta de uma nova ação: “A Voz das Mães”. São elas que compartilham as experiências de ter uma pessoa com identidade LGBTQIA+ na família.

28 de junho, que é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, às 19h, será celebrado com a exibição de Panthera Lemniscata, uma performance de Márcia Pantera com direção de Felippe Moraes e trilha sonora da dupla de música eletrônica NoPorn.

“A VOZ DAS MÃES”

Esta websérie é a primeira de três ações que abordam as experiências de mães de pessoas LGBTQIA+ e suas famílias. São histórias de aceitação e conquistas que culminaram na criação da principal Organização Não Governamental de acolhimento familiar do país: Mães Pela Diversidade. São 10 episódios, que vão ao ar até 26 de junho. As estreias são às quintas e sextas-feiras, às 13h, e sábados, às 12h, pelo canal do Sesc Santo André no Youtube. O primeiro episódio já está disponível.

Em “A Voz das Mães”, mulheres que integram a ONG Mães pela Diversidade (@maespeladiversidade) respondem a relatos que estão expostos no mural do projeto “À minha mãe e ao meu pai, com Orgulho”, gerando mensagens de apoio, empatia e acolhimento. Em julho, as mães também aparecem em “Aos meus filhos, com Orgulho”, relatando suas experiências pessoais e a história da ong. As duas webséries são produções de Fábio Justino, educadxr em tecnologias e artes do Sesc Santo André, que é também o idealizadxr e responsável pela realização do projeto. As histórias das mães ainda inspirarão uma intervenção de bordados se contrapondo com o mural original e completando um ciclo de programação. Prevista para agosto, essa intervenção será um trabalho do artista Julian Campos.

Mães pela Diversidade é uma organização não governamental fundada com o objetivo de dar visibilidade e acolhimento às pessoas LGBTQIA+ e suas famílias. A ONG apoia e promove ações que atinjam seus objetivos, além de prestar serviço jurídico e social. É uma das maiores organizações de apoio à causa LGBTQIA+ do Brasil.

PANTHERA LEMNISCATA

Videoarte filmado em plano americano. Frente a um fundo escuro, a drag queen Márcia Pantera, uma das pioneiras da cena brasileira e a inventora do “bate-cabelo”, realiza sua frenética performance, formando um número 8 deitado, ou símbolo do infinito, também conhecido como leminiscata. A imagem, capturada por uma câmera de altíssima velocidade, gera um vídeo em câmera ultralenta. A imagem revela o esforço físico, as fortes expressões faciais em um tempo suspenso e quase etéreo com a trilha igualmente irreconhecível e abstrata, dando o tom transcendental. Com Márcia Pantera. Direção: Felippe Moraes. Trilha sonora: NoPorn. Estreia em 28 de junho, às 19h, no canal do Sesc Santo André no Youtube.

O PROJETO “À MINHA MÃE E AO MEU PAI COM ORGULHO”

Em outubro do ano passado, pessoas foram convidadas a enviarem ao Sesc um texto contando como foi a experiência de assumir-se LGBTQIA+ para seus pais, mães ou qualquer outro familiar que assumisse esse laço dentro de suas famílias.

MURAL

Reprodução Gráfica do mural. Identidade Visual: Amarelo Gráfico.

Dos textos iniciais dos relatos recebidos, a equipe de curadoria extraiu palavras e frases que viraram um grande mosaico e, estampadas, se transformaram em um universo de microcrônicas. O mural foi inspirado nos lambe-lambes, uma vertente das artes de rua, e conta com 74 frases selecionadas pela força de suas mensagens e a representatividade que revelam a partir de cada história única.

A obra está instalada no Espaço de Tecnologias e Artes da unidade e apresenta uma mistura que remete às cores: da bandeira do Orgulho LGBTQIA+ (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo); da bandeira do OrgulhoTrans (turquesa, rosa e branco); e das questões raciais (preto e marrom). Todo colorido entremeado pelo cinza, que simboliza o concreto das cidades. As diferentes tipografias proporcionam várias entonações e emoções à leitura. Os elementos visuais misturados atribuem identidade às falas, que partem da diversidade: homens e mulheres, cis e transgênero, gays, lésbicas e bissexuais, de todas as idades.

Alguns autores dos relatos tiveram a oportunidade de participar do curso “Minha Vida: um conto”, com o escritor Marcelino Freire. Na oficina, realizada entre novembro e dezembro, o autor deu dicas e exercícios para que os participantes pudessem desenvolver contos, crônicas e poemas a partir de seus depoimentos iniciais. O resultado do curso originou também a ação “Registrar é Resistir: crônicas do orgulho”. Os novos textos viraram leituras dramáticas e foram registradas em vídeo, pelos próprios autores, com a orientação do Coletivo Bodoque de Cinema.

OUTRAS AÇÕES PROGRAMÁTICAS

O projeto promoveu logo no início, em outubro, um curso de Criação de roupas não binárias, com Helena Kuasne. Estilista, cenógrafa, figurinista e artista visual, Helena é a criadora do “Meninê”, uma marca experimental de roupas sem gênero, que percorre a história da moda para revelar as imposições que homens e mulheres sofrem há séculos quando o assunto é vestimenta.

Em abril, o projeto trouxe a animação “O que você trouxe do armário?”, do artista Francisco Bianchi. Usando a técnica da rotoscopia, animação 2d e seus já característicos traços em caneta Bic, Francisco ilustra depoimentos que traduzem de forma poética as conquistas a partir do momento em que se sai do armário. Animação também disponível no youtube. Em maio teve o Bate-Papo: Representatividade e Identidade LGBTQIA+, ciclo de palestras que promoveu reflexões e conversas sobre temas que permeiam a identidade LGBTQIA+: Produção Artística e Representatividade Transgênero; Representatividade Lésbica nas Artes Visuais; e Suicídio Adolescente e a Importância da Aceitação Familiar.

COM ORGULHO, NO MEDIUM

Toda a trajetória do projeto, as crônicas produzidas pelos participantes e seus vídeos depoimentos podem ser acessadas pelo site www.medium.com/comorgulho. A rede social abriga os relatos, oferece mais conteúdos sobre os temas, concentra todas as ações em ordem cronológica e possibilita visita virtual ao mural.

O mural também recebe visitas presenciais no Sesc Santo André. Por conta da pandemia, as visitas são agendadas previamente, para controle do número de pessoas. Por ser uma intervenção artística, o mural não possui agendamento próprio, mas é possível agendar a sua visitação no mesmo link de agendamento das exposições da unidade. Atualmente, o Sesc Santo André apresenta a exposição ‘reAlices: narrativas artevisuais’ e a visita pode ser agendada no Portal Sesc SP.

+ SESC NA QUARENTENA

O Sesc São Paulo segue oferecendo um conjunto de atividades on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso aos conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Mesa Brasil | Tecido Solidário | Fabricação Digital de Protetores Faciais | Teatro | Música | Dança | Cinema | Esporte | Crianças | Ideias | SescTV | Selo Sesc | Edições Sesc São Paulo | Youtube Sesc São Paulo | Instagram Sesc Ao Vivo | Portal Sesc SP

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos, atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital

+ AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME

Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades em todo o estado. São mais de 40 pontos de coleta na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc São Paulo, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente Contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade.

Saiba +: sescsp.org.br/mesabrasil

SERVIÇO

“A VOZ DAS MÃES” – websérie
Com a ONG Mães pela diversidade
Até 26 de junho
Estreias dos episódios: quintas e sextas-feiras, às 13h, e aos sábados, às 12h. Exibição: Canal do Sesc Santo André no Youtube

PANTHERA LEMNISCATA – performance
Com Marcia Pantera – direção de Felippe Moraes e trila sonora de NoPorn
Dia 28 de junho, às 19h.
Exibição: Canal do Sesc Santo André no Youtube.

Após a estreia, todas as ações programáticas do projeto “À Minha Mãe e ao Meu Pai, com Orgulho” permanecem disponíveis na rede www.medium.com/comorgulho

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sesc Santo André
Meire Coelho / Cristiane Isídio / Letícia Gouveia
[email protected]


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.