Festival da Eurovisão: A origem da paixão da comunidade LGBT

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É frequente ver candidatos LGBT e muitas bandeiras arco-íris durante o festival da Eurovisão da Canção. De onde veio esta obsessão da comunidade com o concurso?

Em 1956, sete países europeus – Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Holanda, Suíça e Alemanha Ocidental – reuniram-se em Lugano, na Suíça, para o primeiro Festival Eurovisão da Canção. A competição foi transmitida apenas em países selecionados, o que significa que apenas um pequeno número de telespectadores assistiram à suíça Lys Assia ganhar o grande prémio com a música Refrain.

Ao longo dos anos, o concurso tornou-se um espetáculo chamativo e piroso, tanto do belo quanto do bizarro, atraindo mais de 160 milhões de espectadores no evento do ano passado.

Além da transição geral do concurso de um pequeno para um grande espetáculo, a Eurovisãi também desenvolveu uma base de fãs dedicada e apaixonada ao longo dos anos, muitos dos quais são membros da comunidade LGBTQ+.

Num artigo recente da BBC, o jornalista Jamie McLoughlin classificou a Eurovisão como um “espaço seguro” para as comunidades LGBTQ+, observando como a Eurovisão consistentemente dá uma “mão totalmente solidária” às pessoas LGBTQ+ na Europa. Os fãs LGBTQ+ compararam afetuosamente à Eurovisão a outros grandes eventos, com descrições como “Natal Gay”, “Mundial Gay” e “Jogos Olímpicos Gay”.

No especial da BBC TV Eurovision Calling, Jason Manford entrevistou vários fãs LGBTQ+ da Eurovisão, incluindo Lewis Thorp, que descreveu como o concurso o ajudou a aceitar a sua sexualidade.

Extravagante

Mas por que é que a Eurovisão é tão popular entre as comunidades LGBTQ+? Muitos relataram a admiração LGBTQ + (particularmente homens gays) pela Eurovisão na sua natureza extravagante e excessiva.

A performatividade da Eurovisão representa inegavelmente essa noção de extravagância, com performances vibrantes e apresentações exageradas. Isso contrasta com os primeiros dias da Eurovisão quando havia muito pouca visibilidade LGBTQ+ na música ou na televisão.

Nos últimos anos, fomos apresentados a muitos participantes LGBTQ+ numa era de maior visibilidade tanto na música quanto na televisão. Em 1998, Dana International fez história como a primeira vencedora transgénero para Israel – uma conquista incrível considerando a falta de representação trans na época.

Em 2007, a drag queen ucraniana Verka Serduchka impressionou o público com o cativante Dancing Lasha Tumbai, ficando em segundo lugar na grande final. Na verdade, a arte do drag continuaria a ser popular com o público da Eurovisão, quando Conchita Wurst venceu o concurso para a Áustria com a balada Rise Like a Phoenix em 2014.

Também houve uma série de momentos memoráveis ​​de representação LGBTQ+ durante o evento. Em 2013, a candidata da Finlândia, Krista Siegfrids, beijou uma dançarina durante a sua grande apresentação final de Marry Me, um protesto contra a rejeição do seu governo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Numa entrevista posterior, Siegfrids declarou que a performance foi estruturada para promover o “amor e tolerância”.

Plataforma para a mudança

Embora a política seja praticamente proibida na Eurovisão (o presidente da Ucrânia, Zelenskyy, foi impedido de discursar no evento este ano), a performance de Siegfrid demonstrou como a Eurovisão pode representar uma plataforma de protesto e como pode ser usado como um potencial impulso para mudanças políticas e culturais.

Isso é particularmente notável quando ainda existem políticas anti-LGBTQ+ em muitos países europeus (incluindo Rússia, Bielorrússia, Turquia e Hungria) e alguns países estão a tornar-se ambientes cada vez mais hostis para pessoas transexuais (incluindo o Reino Unido). A Turquia saiu do concurso em 2012, com a emissora turca TRT a declarar a prevalência LGBTQ+ como uma das principais causas da sua desistência.

Em 2014, a artista drag Conchita Wurst foi duramente criticada por participar, com o político russo Vladimir Zhiriovsky a rotular a sua vitória como “o fim da Europa“. Desde então, Wurst foi aclamada pelos fãs como um ícone LGBTQ +, enquanto a Rússia agora está proibida de entrar na competição após a invasão da Ucrânia.

Os produtores estão claramente cientes dos seus fãs LGBTQ+ e estão a trabalhar ativamente para garantir que seja um lugar seguro e acolhedor. E isso não será diferente este ano.

O comité da Eurovisão planeou uma série de eventos, como o Queerovision, um evento online que mostra o melhor da franja queer de Liverpool, bem como vários eventos de discotecas gays e festas posteriores.

O slogan deste ano, “United by Music”, refere-se predominantemente à organização do Reino Unido em nome da Ucrânia, mas pode possuir conotações mais amplas: a unidade da Europa e as pessoas LGBTQ+.

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