Federação Britânica de Natação cria “categoria aberta” para transexuais

0

Em busca de uma competição justa, nova política entra em vigor no dia 1 de setembro deste ano.

O debate sobre a justiça competitiva em relação a mulheres trans competirem com mulheres cisgénero tem estado aceso e a Federação Britânica de Natação – Swim England – marcou o seu lugar na mesa criando uma “categoria aberta” para as competições nacionais, a partir do próximo dia 1 de Setembro, informaram na passada segunda-feira, dia 3 de abril.

Nesta categoria podem incluir-se competidores trans e não-binários e engloba competições de natação, natação artística, mergulho e polo aquático.

De acordo com a Swim England esta atualização “garante que haja oportunidades competitivas básicas para que as pessoas transgénero possam participar na maioria das vertentes dentro da sua identidade de género”, cita a Reuters.

Isto, ao mesmo tempo em que acreditam que fica salvaguardada a justiça de competição para as categorias femininas, uma vez que apontam para o consenso que existe sobre as mulheres transgénero pós-puberdade manterem uma vantagem no rendimento tendo em conta a biologia.

Organização dedicada a jovens trans aponta o dedo e acusa de exclusão

“Dececionante”, foi o termo que a Mermaids, uma organização britânica de caridade para jovens transexuais, usou para criticar a polícia da Swim Englang e acusou a Federação de “negar fundamentalmente às mulheres trans o direito de competir com alguém como elas”.

“Pedimos à Swim England que reverta sua decisão de proibir mulheres trans de competir com as suas adversárias e tornarem o desporto em algo inclusivo e bem-vindo para jovens trans”.

Esta nova política adotada pela Federação Britânica de Natação, visa a integração de género e segue o exemplo da Federação Internacional de Natação (FINA) que, em junho do ano passado, aprovou esta “categoria aberta” para nadadores transexuais.

Newmen


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.