Exposição: Tom of Finland celebra o ícone gay finlandês

0

Uma nova exposição mostrando as obras de Touko Laaksonen, mais conhecido por seu pseudônimo de Tom of Finland, acrescenta um toque pessoal ao falecido artista finlandês cujos desenhos homoeróticos de homens musculosos ganharam seguidores na comunidade gay a partir da década de 1950.

“Tom of Finland — Bold Journey”, em exibição no Museu de Arte Contemporânea Kiasma em Helsinque, apresenta desenhos de Laaksonen, material de arquivo, itens de vestuário pessoal, bem como memorabilia, cartas, publicações, revistas e filmes.

Os trabalhos alegres e sexualmente explícitos de Laaksonen causaram impacto no mundo da arte em uma época em que a homossexualidade era ilegal ou classificada como uma doença em países ao redor do mundo, incluindo sua terra natal, a Finlândia. Desde então, o país nórdico abraçou o artista, falecido em 1991, como um ícone nacional.

“Tom é um dos nossos heróis nacionais que merece ser visto como um dos artistas finlandeses mais conhecidos do século 20”, disse o diretor do museu Kiasma, Leevi Haapala.

Ele disse que Tom of Finland emergiu como uma das marcas da cultura pop mais conhecidas do país, junto com os Moomins, os personagens de histórias em quadrinhos criados pelo escritor e ilustrador finlandês Tove Jansson.

“Sua arte tem libertado e empoderado incontáveis homens gays e minorias sexuais por décadas”, disse o museu em um comunicado.

Os personagens masculinos esculpidos retratados por Laaksonen, incluindo lenhadores, motociclistas, marinheiros, soldados e policiais, “exalam vitalidade, alegria e orgulho”, disse Kiasma.

A retrospectiva das obras de Laaksonen é compilada pela Fundação Tom of Finland em Los Angeles e pelo museu Kiasma, que faz parte da Galeria Nacional Finlandesa. É a maior exposição de suas obras já exibida em seu país natal.

“Existem dois homens diferentes; Touko tinha sua própria biografia e Tom tinha sua própria biografia, e eles meio que se comparavam”, disse Durk Dehner, presidente e cofundador da Fundação Tom of Finland.

Haapala disse que as obras de Laaksonen influenciaram diretamente vários artistas conhecidos como Robert Mapplethorpe, Bruce Weber e David Hockney, e podem até ter inspirado artistas musicais como o Village People.

Na Finlândia, sua arte agora é aceita muito além da comunidade gay.

“Neste tempo polarizado, acho que precisamos de figuras icônicas como Tom para nos lembrar da tolerância”, disse ele.

A exposição vai até 29 de outubro.

Fonte: Dasartes


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.