Exposição em Chicago apresenta os “primeiros homossexuais”

0

Wrightwood 659 inaugura a exposição Os primeiros homossexuais: representações globais de uma nova identidade, 1869-1930. A mostra começa no ano de 1869, quando a palavra “homossexual” foi cunhada pela primeira vez na Europa, inaugurando a ideia de desejo pelo mesmo sexo como base para uma nova categoria identitária. Mais de 100 pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e filmes de coleções públicas e privadas de todo o mundo estão em exibição, incluindo obras que nunca foram autorizadas a viajar para fora de seus respectivos países. Inovadora, esta é a primeira pesquisa multimídia da arte inicial e determinadamente queer que explorou como os “primeiros homossexuais” se entendiam – e como a cultura dominante, por sua vez, os entendia.

Esta é a primeira de uma exposição de duas partes. A divisão foi ocasionada a atrasos relacionados ao COVID. Esta primeira parte será exibida apenas em Wrightwood 659. Daqui a três anos, em 2025, 250 obras-primas serão reunidas em Wrightwood 659 para a segunda parte da mostra que viajará internacionalmente e será acompanhada por um catálogo abrangente.

A exposição está sendo desenvolvida por uma equipe de 23 acadêmicos internacionais liderados pelo historiador de arte Jonathan D. Katz, professor de Prática em História da Arte e Gênero, Sexualidade e Estudos da Mulher na Universidade da Pensilvânia, com o curador associado Johnny Willis.

 

Das Artes


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.