ESTUDO INÉDITO APONTA A RAIZ DA VIOLÊNCIA CONTRA AS PESSOAS LGBTI+

0

Livro analisa a influência do discurso fundamentalista religioso nas famílias e suas implicações – políticas, sociais e culturais – para toda a sociedade

 

O Brasil é um país majoritariamente cristão. No Censo de 2010, famílias cristãs correspondiam a 86,8% dos lares brasileiros. A forma como essa cultura se manifesta no cotidiano e os crescentes discursos de ódio e violência contra a população LGBTI+1 nos últimos quatro anos foram o contexto para o nascimento de um estudo que, corajosa e cuidadosamente, aborda o tema levando em conta como a religião atravessa o debate.

O livro “Semente de Vida: rejeição e aceitação de filhos/as/es LGBTI+ em lares cristãos” parte de uma série de vozes manifestadas em incontáveis horas de pesquisa e depoimentos de pais, mães, cuidadores e filhos – além de especialistas de diversas áreas (teologia, saúde mental, ciências políticas, família e estudos comunitários) – para revelar a origem do ciclo de exclusão e violência que marca a trajetória de grande parte das pessoas LGBTI+. Na maioria dos casos, ele começa dentro de casa, impulsionado por um ​​discurso cristão fundamentalista.

“Para quem busca educar os filhos à luz da Bíblia, alguns textos, se observados de forma fundamentalista, resultam em ‘verdades bíblicas’ que desconsideram o que a Ciência e os marcos regulatórios de Direitos Humanos já dizem sobre às diversidades sexual e de gênero”, diz um trecho do livro.

Este mecanismo sutil de interpretação do discurso religioso padroniza comportamentos, criando prejuízos sociais incalculáveis. ​​”O discurso fundamentalista cristão opera como um pedagogo colonial que ensina como as coisas são e como as relações devem se dar. Enquanto não nos debruçarmos sobre este debate, continuaremos a gerar condenação e morte”, afirma a teóloga, mestra e doutora em Ciências da Religião, Revda. Ana Ester, uma das autoras do livro.

Apesar de não ser um projeto religioso, o livro apresenta um apanhado de vozes de lideranças, coletivos e organizações comprometidas em anunciar uma visão amorosa de Deus, que celebra e afirma a diversidade. Para Gut Simon, comunicador social, estrategista de mobilização,  idealizador e coautor do estudo, a busca de famílias cristãs pela “cura gay” em templos, igrejas e consultórios terapêuticos, somados ao crescimento do mito da “ideologia de gênero” propagado pela extrema direita no Brasil em detrimento dos esforços da sociedade civil de acolher jovens LGBTI+ expulsos de casa sem respaldo de políticas públicas, são sinais de que não há tempo a perder. “’Semente de Vida’ foi atrás da raiz da LGBTfobia. É preciso olhar para este cenário e entender que o que acontece na família se reflete na sociedade, e vice-versa. Precisamos com urgência ecoar uma nova visão de Deus, em defesa da justiça social e da dignidade humana”.

A publicação pretende fortalecer as alianças entre o campo progressista e o campo progressista religioso, para interromper o ciclo da rejeição às diversidades sexual e de gênero e agir em favor da propagação da vida.

“Enquanto o discurso fundamentalista religioso toma o Congresso Nacional com sua violência descabida, o discurso ético religioso já toma as ruas com sua disposição à união“,  diz mais um trecho de Semente de Vida.

Uma obra atualíssima e necessária a todas as pessoas – independente de orientações sexuais e crenças religiosas. “Esse livro é um convite para todas as pessoas que estão cansadas de ver crianças e jovens sofrerem pelo que são. Um chamado para que possamos assumir que o que melhor expressa a imagem de Deus, é a diversidade”, afirma o autor.

A pré-venda do livro Semente de Vida, com 20% de desconto até o dia 03/04, está disponível no site da Livraria Saber Criativo.

                       

1 – Para fins de abreviação, o livro trata as diversas e múltiplas identidades de gênero e orientações sexuais que fogem à norma cis heteronormativa com a sigla LGBTI+.

SOBRE AS PESSOAS AUTORAS:

Gut Simon é comunicador social e ativista LGBTI+. Bissexual, homem cisgênero e católico, possui ampla experiência com advocacy, mobilização e comunicação de causas sociais no Terceiro Setor.

Ana Ester é Jornalista, teóloga, mestra e doutora em Ciências da Religião. Pessoa lésbica e cisgênera, é clériga ordenada pelas Igrejas da Comunidade Metropolitana e co-chair na Global Interfaith Network.

Bob Luiz Botelho é Reverendo pela Iglesia Antigua de las Americas. Gay, cisgênero, teólogo, geógrafo, pesquisador em diversidade e cofundador do Evangélicxs Pela Diversidade.

Tania Afonso é Mestre em Linguística e doutora em Educação pela UFMG. Mulher cisgênera e heterossexual, é mãe de uma criança arco-íris de nove anos de idade.

 

FAZEM PARTE DA PUBLICAÇÃO:

Allie Terassi (Evangélicxs pela Diversidade), Bruna Galvão (Casa Galileia); Coraci Ruiz (diretora do filme Limiar); Cris Serra (psicóloga e ex-diretora da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT); Flávio Conrado (antropólogo e consultor); Gabriella Morena (psicóloga e ministra evangélica); pastor Julio Oliveira (teólogo e mobilizador comunitário); pastora Odja Barros (biblista); Silvia Kreuz (fundadora do MAMI).

 

SERVIÇO:

Até 03/04: Pré-venda online do livro impresso com 20% de desconto (R$ 55,84) no site da Editora Saber Criativo. A partir de 04/04, preço normal (R$ 69,80). Entrega para todo Brasil.


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.