Diretora de “Matrix” diz que longa é metáfora sobre aceitação e transição de gênero

0

“Fico feliz que tenham descoberto que essa era nossa intenção original”, afirmou Lilly Wachowski.

Matrix é uma metáfora sobre aceitação e transição de gênero. Quem diz isso é uma das diretoras do longa, Lilly Wachowski, 52 anos, que se assumiu como mulher transexual anos após o lançamento do filme, mesmo processo pelo qual passou sua irmã, Lana, que também foi diretora do título.

— Fico feliz que tenham descoberto que essa era nossa intenção original. Tudo era sobre o desejo de transformação — disse Lilly em entrevista ao canal do YouTube da Netflix, emendando que não admitiu o significado real do filme à época do lançamento porque “o mundo corporativo não estava pronto” para isso.

Lilly disse ainda que via como positivo o fato de estarem falando sobre a narrativa trans presente nos longas da trilogia Matrix.

— Eu amo como esses filmes são significativos para as pessoas trans e a maneira como eles vêm até mim e dizem: “Esses filmes salvaram minha vida”.

Com a repercussão, a plataforma de streaming usou o Twitter na quinta-feira (6), para esmiuçar o assunto, por meio de uma thread. “Por anos, os fãs de Matrix discutiram o filme por meio de lentes trans. Se você já ouviu essa teoria antes ou acabou de aprender sobre ela, aqui está um tópico explicando a metáfora trans do filme com a ajuda de escritores e críticos transexuais”, inicia a história que se desenrola por tweets sequenciais.

“Neo tem disforia. A Matrix é o binário de gênero. Os agentes são transfobia”, resume a escritora Andrea Long Chu, no livro Females. Isso significa que as dúvidas que surgem na mente de Neo – de ser socializado com um gênero que não está de acordo com sua verdadeira identidade de gênero – são muito parecidas com a experiência vivida por muitas pessoas transexuais.

A conscientização de Neo ocorre com a transição de Thomas A. Anderson, identidade pela qual é conhecido até aquele momento, para Neo, aquela que ele esculpe para si mesmo. “Interessante notar como o Agente Smith apenas se refere a Neo como seu apelido morto, Sr. Anderson, com uma ênfase persistente no ‘senhor'” como destacou em 2016 Eleanor Lockhart, professora da Rowan University.

A longa thread se encerra com uma mensagem de apoio da Netflix ao trabalho das diretoras em Matrix. “Lilly e Lana Wachowski nos deram um dos filmes mais influentes, duradouros e celebrados de todos os tempos. Por meio de Matrix, elas deram às pessoas trans a possibilidade de um mundo cinematográfico sem fronteiras ou limites. Um mundo onde tudo é possível”, concluiu a plataforma.

Matrix 4 trará o retorno de Keanu Reeves, como Neo, e Carrie-Anne Moss, vivendo Trinity. Além deles, estão confirmados no elenco: Yahya Abdul-Mateen II, Neil Patrick Harris e Jessica Henwick. Dirigido e roterizado por Lana Wachowski, o longa tem previsão de estreia para 1º de abril de 2022.

GauchaZH


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.