Comédia da vida real LGBTQ terá acesso livre esta semana

0

Autor: Lais Azevedo

Até a próxima quinta-feira, 9, o público poderá conferir gratuitamente o filme “Nos Becos de São Francisco”, do cineasta mineiro Thales Corrêa, uma comédia ousada sobre o universo LGBTQ. Nele, o protagonista, Leo, reúne um grupo de amigos para buscar, nas frenéticas noites da cidade americana, uma pessoa que conheceu em um site de relacionamentos gay. Lançado em setembro nos Estados Unidos, o longa ocupou o primeiro lugar entre os mais vendidos da TLA Video Store e o quinto lugar da Amazon.

Além do roteiro e da direção, Thales Corrêa surpreende ao protagonizar o filme, em um elenco que também conta com seu amigo, o ator Izzy Palazzini. Ambos brasileiros, imigrantes e gays, foi em uma conversa entre eles que surgiu a vontade de produzir algo que mostrasse um pouco da realidade deles, com conflitos internos e externos que os amigos passavam por escolher determinado estilo de vida, sobre ficar vulnerável e se expor.

“Sempre tivemos conversas sobre nossas frustrações com aplicativos de encontro e sobre nossas experiências de namoro no mundo gay aqui nos Estados Unidos. Sempre tivemos uma linguagem despojada sobre o assunto, mas também passamos por sérios problemas. A partir daí, decidimos escrever um roteiro que fosse o mais próximo da nossa realidade possível. Por isso o filme não tem um final feliz tão concreto e também não fica apenas de um lado da questão, pois é exatamente como nos sentimos”, diz Thales.

A marca dele como diretor pode ser observada em vários momentos do longa. “Acho que nesse filme a mais marcante é o uso das duas línguas – inglês/português – de uma forma irreverente. Também o jeito que assuntos tabus são tratados de maneira mais humanizada. O final ambíguo também é uma marca minha, assim como a virada de gênero no meio do filme. Os personagens começam a revelar um lado mais negro de sua personalidade e o tom do filme segueessa mudança”, aponta.

GRANDE TIME

A produção tem como colorista o renomado Edo Brizio (“Kong: Ilha da Caveira”, “Lego Batman”) e o produtor de música e DJ russo Same K. Essas são algumas das boas parcerias que Thales tem feito para seus trabalhos ao longo de dez anos morando em Los Angeles, onde frequentou a Escola de Cinema da UCLA. Com projetos que variam entre filmes, videoclipes e episódios para a TV, seus dois últimos curtas-metragens, “Parents” e “Milvio” foram exibidos no Festival de Cannes, um dos principais do mundo.

Mesmo com esta trajetória, “Nos Becos de São Francisco” foi um trabalho desafiador para o cineasta. “Atuar no mesmo filme que estou dirigindo. Ficar em frente da câmera quando você é responsável por todos os outros aspectos do filme por detrás dele foi bem desafiador. Também, na pós-produção, fizemos um álbum de trilha sonora com músicas originais, onde eu produzi e escrevi a maioria das músicas. Isso foi inédito para mim. Mas amei fazer tudo isso”, afirma.

FESTIVAIS

“Nos Becos de São Francisco” já ganhou diversas premiações, como o “Prêmio da Audiência” do Festival qFlix Philadelphia e “Melhor Filme LGBTQ+” da IFS Los Angeles Film Festival. Além disso, concorreu a cinco diferentes premiações, entre elas, na Seleção Oficial do Blow-up International Film Festival, em Chicago. Ainda assim, o brasileiro se diz surpreso com a boa recepção nas lojas virtuais. “Já estava surpreso por ter fechado distribuição do filme aqui nos Estados Unidos e mundialmente, incluindo o Brasil. Mas quando o filme ficou nos tops das paradas aqui foi bem legal. Esse filme tem brasileiros no centro da história, assim, fico feliz por divulgar nosso país aqui nos Estados Unidos”.

Sobre disponibilizar o filme para quem está em casa, passando pelo isolamento social, ele afirma que, em momentos como esse, percebemos a importância da arte. “Vejo muitos artistas fazendo live e conversando com os fãs. É muito legal ver todo mundo se mobilizando e cuidando uns dos outros. É interessante observar uma crise dessas na era das redes sociais, onde somos forçados a manter distância social. Espero que quando tudo isso passar, as pessoas saibam valorizar uma conversa com o vizinho, um cinema lotado, aquela correria de manhã para ir para a escola, um cafezinho com um amigo, aquela torcida exclamando nos estádios. Enfim, a vida como ela é”.

ASSISTA

Filme “Nos Becos de São Francisco”

Disponível gratuitamente até dia 9 (quinta-feira)

Onde: www.thalescorrea.com/nbsf

**Após o prazo, o longa continuará disponível no Now, serviço on demand da Net.

 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.