Cerimônia de casamento coletivo oficializa a união de 16 casais LGBTQIA+ em Icoaraci

0

A emoção tomava conta da auxiliar de logística Rose Gomes, 28, qua aguardava ansiosa para oficializar o relacionamento de 12 anos com a escovista Adriana Rodrigues, 30. O casal estava acompanhado da filha Fabrícia Gomes, 8.

“Esse casamento é importante não só pra nós, mas também para outros casais que fazem parte dessa cerimônia linda onde a Prefeitura de Belém nos deu total apoio. Sabemos que a luta é muito grande e que temos muitos caminhos a percorrer. Hoje estamos dando um passo fundamental”, declarou Rose Gomes sobre o casamento coletivo LGBTQIA+, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS), e que reuniu 16 casais na Praia do Cruzeiro, distrito de Icoaraci, no final da tarde deste sábado, 11.

Para a escovista Adriana Rodrigues, 30, oficializar a união representa amor e resistência. A mãe da Adriana, a autônoma Cristina Rodrigues, estava feliz e emocionada ao ver a filha realizar o sonho de oficializar a relacionamento com a companheira Rose Gomes.

“Era o sonho dela de casar e ter uma cerimônia. A gente sabe que há muito preconceito, o mundo ainda não aceita a diversidade. Nós, como pais, temos que apoiar os sonhos dos nossos filhos. E tô muito feliz de ver ela casar. Ela sendo feliz, eu fico feliz”, disse Cristina.

A auxiliar de logística Rose Gomes também é representante do Instituto Márcia Guimarães Arruda, que intermediou os serviços de cartório para a validação do casamento.

“Procuramos ajuda da Prefeitura Municipal de Belém juntamente a Coordenadoria da Diversidade Sexual, para juntos estreitarmos esse laço e, por fim, conseguir proporcionar esse evento a tantos outros casais que não têm condições de arcar com a parte cartorária e fazer uma cerimônia como essa”, explicou a representante.

Momentos antes de realizar o sonho de oficializar a união, o casal Josué Mendes, 29, e Enderson Ferreira, 42, se encontravam na beira da Praia do Cruzeiro, celebrando o momento que estavam prestes a vivenciar, o casamento, que para eles carrega o símbolo da resistência.

“É um momento único. Nunca tínhamos visto essa oportunidade na Prefeitura de Belém para a população LGBTQIA+. Quebramos aqui muitas barreiras e preconceitos. E o que a gente quer é apenas ser respeitado, a gente quer ser respeitado porque nós também amamos. Toda forma de amor é válida. Viva a diferença”, disse Enderson Ferreira emocionado.

Comemoração

Após oficializar a união, os 16 casais, padrinhos e familiares puderam comemorar com brinde, coquetel e o tradicional bolo oferecidos pela Prefeitura de Belém e pelo Coletivo Sapato Preto.

“Esse momento está sendo muito especial para todos os casais que procuraram a CDS e o Instituto Márcia Guimarães. Estou muito emocionada. Foram muito desafios durante esses dias, sabemos que ocorrem vários impedimentos por causa do preconceito, mas hoje estamos promovendo o casamento, que é muito importante para a nossa sociedade LGBTQIA+”, enfatizou a titular da CDS, Jane Gama.

A Coordenadoria adiantou que em maio de 2022 há previsão da realização do segundo casamento LGBTQIA+ pela Prefeitura de Belém.

 

Texto:

Joyce Assunção


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.