Casal gay no Nepal se torna o primeiro a registrar oficialmente um casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.

0

Kathmandu, Nepal (AP) – Um casal gay no Nepal se tornou, na quarta-feira, o primeiro no país a receber oficialmente o status de casamento entre pessoas do mesmo sexo. A nação do Himalaia é uma das primeiras na Ásia a permitir esse tipo de casamento. No início deste ano, a Suprema Corte do Nepal emitiu uma ordem provisória permitindo o registro de casamentos entre pessoas do mesmo sexo pela primeira vez. Inicialmente, os funcionários se recusaram a registrar o casamento. O casal e Pant entraram com processos no Tribunal de Distrito de Kathmandu e no Tribunal Superior, mas seus pedidos foram rejeitados. De acordo com Pant, o Ministério do Interior fez mudanças no processo esta semana, permitindo que todos os escritórios de administração local registrem casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

“Foi bastante inesperado e foi uma brisa positiva para nós”, disse Pant por telefone da vila onde o casal estava previsto para celebrar mais tarde na quarta-feira. O casal se casou há seis anos em um templo, seguindo a tradição hindu, com um sacerdote conduzindo os rituais entre amigos e familiares. Mas eles não tinham um certificado que comprovasse que seu casamento era legal.

O Nepal passou por uma transformação desde uma decisão judicial em 2007 que pediu ao governo para fazer mudanças em favor das pessoas LGBTQ+. Agora, pessoas que não se identificam como feminino ou masculino podem escolher “terceiro gênero” em seus passaportes e outros documentos governamentais. A constituição adotada em 2015 também afirma explicitamente que não pode haver discriminação com base na orientação sexual.

Com Informações CT POST


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.