Getting your Trinity Audio player ready...
|
Kathmandu, Nepal (AP) – Um casal gay no Nepal se tornou, na quarta-feira, o primeiro no país a receber oficialmente o status de casamento entre pessoas do mesmo sexo. A nação do Himalaia é uma das primeiras na Ásia a permitir esse tipo de casamento. No início deste ano, a Suprema Corte do Nepal emitiu uma ordem provisória permitindo o registro de casamentos entre pessoas do mesmo sexo pela primeira vez. Inicialmente, os funcionários se recusaram a registrar o casamento. O casal e Pant entraram com processos no Tribunal de Distrito de Kathmandu e no Tribunal Superior, mas seus pedidos foram rejeitados. De acordo com Pant, o Ministério do Interior fez mudanças no processo esta semana, permitindo que todos os escritórios de administração local registrem casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
“Foi bastante inesperado e foi uma brisa positiva para nós”, disse Pant por telefone da vila onde o casal estava previsto para celebrar mais tarde na quarta-feira. O casal se casou há seis anos em um templo, seguindo a tradição hindu, com um sacerdote conduzindo os rituais entre amigos e familiares. Mas eles não tinham um certificado que comprovasse que seu casamento era legal.
O Nepal passou por uma transformação desde uma decisão judicial em 2007 que pediu ao governo para fazer mudanças em favor das pessoas LGBTQ+. Agora, pessoas que não se identificam como feminino ou masculino podem escolher “terceiro gênero” em seus passaportes e outros documentos governamentais. A constituição adotada em 2015 também afirma explicitamente que não pode haver discriminação com base na orientação sexual.
Com Informações CT POST