Bloco do Esquenta LGBT abre o pré-carnaval de Goiânia

0

Acontece em 09 de fevereiro de 2020 (domingo), o desfile do Bloco do Esquenta LGBT, em Goiânia. A concentração será a partir das 12:00 horas no Cepal do Setor Sul. O desfile está previsto para começar às 18:00 horas e o percurso sairá do Cepal com destino à Praça Cívica e retornará para o Cepal. A expectativa da Comissão Organizadora é reunir entre mil e dois mil foliões, que é o público rotineiro das outras edições do evento.

O “Esquenta LGBT” surgiu em Goiânia com a proposta de dar continuidade ao trabalho realizado na parada do orgulho LGBT, que acontece apenas uma vez durante o ano.  Diferente disso, o Esquenta tem várias edições temáticas anuais, e trabalha rotineiramente com temas como a prevenção das IST/AIDS, direitos humanos e cidadania LGBTI+, o combate ao preconceito, machismo, racismo, homofobia, transfobia, etc. Além disso, foca em outros temas transversais como o respeito e a não violência contra a mulher, o respeito às pessoas portadoras deficiência, crianças, idosos, o cuidado com o lixo, com o meio ambiente, respeito à diversidade, etc.

Há quatro anos a Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás (APOGLBT-GO) realiza o Esquenta Grito de Carnaval, geralmente o primeiro evento do pré-carnaval goianiense, pois acontece 15 dias antes do carnaval oficial. Em 2020, atendendo a pedido dos foliões, foi criado o Bloco do Esquenta LGBT, que fará o seu desfile ocupando as ruas do Centro de Goiânia.

O principal objetivo do Bloco é conscientizar os jovens da importância da prevenção e do sexo seguro durante a folia do Rei Momo. Dados do Ministério da Saúde constataram que nos últimos anos o maior número de casos de HIV/AIDS está concentrado entre os jovens de 15 a 29 anos, justamente o público predominante do Esquenta LGBT e das paradas do orgulho.

Durante a concentração e o desfile do Bloco serão distribuídos preservativos e materiais informativos sobre sexo seguro e prevenção das IST/AIDS.

Na parte cultural, os DJs animarão o público tocando marchinhas de antigos carnavais, axé, samba, pagode, funk, etc.

O evento é uma realização da Associação da Parada de Goiás (PARADA-GO), em parceria com o Grupo da Diversidade LGBT de Anápolis (Associação GDA), Associação Gabiroba LGBT de Aparecida de Goiânia, GuerreirXs LGBT e Orgulhosa Resistência de Senador Canedo, Grupo Ipê Rosa/Oxumaré de Trindade. Conta com o apoio da Coordenação Estadual de IST/AIDS; da Prefeitura Municipal de Goiânia e suas secretarias (Direitos Humanos/Assessoria LGBTI), além dos órgãos da segurança pública: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Metropolitana.

 

Informações:

Podem ser obtidas no e-mail [email protected] , no Facebook @paradagoias ou apoglbt-go, no Instagran @paradagoias


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.