Turista que morreu após assalto no Recife e marido estão entre primeiros casais gays a oficializar união na Alemanha

0

Por Priscilla Aguiar, g1 PE

A violência na área central do Recife separou uma união homoafetiva histórica e que marcou a luta pelos direitos dos casais homossexuais na Alemanha. O turista Werner Duysen Gurkasch, de 81 anos, que morreu após ser ferido durante um assalto, estava há 50 anos com Wolfgang Duysen Gurkasch, de 79 anos.

Portais de notícia alemães dizem que eles formaram o primeiro casal a ter união gay reconhecida em Hamburgo, na Alemanha. As notícias também dizem que eles estão entre os primeiros casais gays do país europeu a ter a união reconhecida.

O portal alemão da Deutsche Welle (DW) citou os dois em uma reportagem publicada em 2011 sobre os dez anos da lei da união civil que permitiu a casais do mesmo sexo terem seus relacionamentos oficialmente reconhecidos no país.

Em uma reportagem de 2017 publicada no Heidenheimer Zeitung, outro portal de notícias alemão, Werner e Wolfgang falam que esperaram “por este momento há muitos anos” e que finalmente eram iguais.

Reportagem de 2017 publicada no Heidenheimer Zeitung fala sobre casamento gay de Werner e Wolfgang — Foto: Reprodução/Heidenheimer Zeitung

Reportagem de 2017 publicada no Heidenheimer Zeitung fala sobre casamento gay de Werner e Wolfgang — Foto: Reprodução/Heidenheimer Zeitung

Vítima da violência

 

Pessoas que presenciaram o crime disseram que os turistas foram abordados quando tiravam fotos. Havia, segundo testemunhas, ao menos dois assaltantes. Werner e Wolfgang Duysen Gurkasch tiveram celulares e óculos roubados.

Os ladrões teriam falado com os estrangeiros em português, mas eles não entenderam a língua. O caso ocorreu na Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio. A Polícia Civil registrou o caso no dia seguinte, como “roubo a transeunte”.

Wolfgang sofreu ferimentos superficiais e Werner teve lesões na cabeça. Werner foi levado para o Hospital Santa Joana, na área central da capital pernambucana.

Na terça-feira (13), um homem foi preso pelo crime e confessou. Ele foi identificado como Jonas Félix de Souza, de 27 anos. Outro rapaz também foi detido, mas não foi informado se ele teve participação no assalto ao casal de estrangeiros.

G1.globo


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.