Ela concorre por campanha de moda
A transexual Lea T, filha do ex-jogador Toninho Cerezo, concorre ao Oscar gay da propaganda, por sua participação na campanha da grife francesa Givenchy.
O prêmio é concedido pela Aliança Gay e Lésbica contra a Difamação (GLAAD, sigla em inglês). Os indicados são comerciais para a TV, campanhas impressas e vídeos institucionais de empresas e entidades. Entre as empresas destaca-se a \”Levi´s\” e o fabricante da cerveja \”Miller\”. (veja vídeos abaixo)
Depois que apareceu no comercial, a transex Lea T. virou destaque das principais revistas da Europa.
A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 29 de setembro, em Nova York. O ator Bryan Batt, da série \”Mad Men\”, será o apresentador.
No Brasil, a realidade é bem diferente. Não se sabe se as empresas não querem associar a marca com o público de orientação sexual diferente ou se os publicitários preferem não apostar na diversidade temendo reações do anunciante.
Quando apostam, não sabem tratar o tema. Foi o que aconteceu, em 2007, com um comercial da Brahma estrelado por Zeca Pagodinho. Ao traduzir o termo \”Happy Hour\” para \”Hora Alegre\”, tanto Zeca como os atores envolvidos participam de situações em que o termo é atribuído a ser gay com reações preconceituosas durante o vídeo.
Veja alguns indicados e o comercial da Brahma: