Televisão – De fora do armário

0

Marcelo Bonfá comanda o primeiro programa gay da
televisão brasileira e conta como foi assumir a homossexualidade há cinco anos
texto: Jonas Furtado
Quem vê a segurança com que o jornalista e apresentador
Marcelo Bonfá, 30 anos, comanda a mesa-redonda gay Um Olhar – que estreou em maio e vai ao ar semanalmente nos canais a cabo
9 (NET) e canal 72 (TVA) – não imagina que faz apenas cinco anos que o jornalista e apresentador resolveu sair do armário e assumir
sua homossexualidade. “De mal-resolvido que era a apresentar o primeiro programa GLS da televisão brasileira foi uma reviravolta em curto tempo. Minha vida mudou completamente com esse passo radical”, diz o irmão mais novo do apresentador da MTV e humorista Paulo Bonfá.
Marcelo contou para os pais que era homossexual em 2000, depois de morar por dois anos em Miami, nos Estados Unidos, onde trabalhou na rede de televisão CBS. O pai, o engenheiro Augusto Roberto Bonfá, não aceitou e os dois ficaram sem se falar por três meses. “Até hoje eles não entendem direito esse meu caminho. Gostam de mim, me aceitam, mas não do jeito que eu gostaria”, afirma. O irmão Paulo Bonfá também ficou surpreso quando soube da orientação sexual de Marcelo. Hoje, o relacionamento entre os dois irmãos é melhor do que nunca. “Minha preocupação sempre foi com o preconceito do qual ele poderia ser vítima”, diz Paulo, que não interferiu nos problemas entre os pais e o caçula. “Não fui nem contra nem a favor. É uma questão muito pessoal”, justifica.
Cinco anos depois da revelação, a história parece encaminhar-se para um final feliz – e em família. “Meu pai grava e assiste todos os programas, me dá sugestões. Quem sabe daqui a uns cinco anos eles não aceitem totalmente e vibrem com as minhas conquistas?”, sonha Marcelo, que tinha na comida sua válvula de escape para os problemas e dúvidas durante o tempo que escondeu da família a homossexualidade. “Tem gente que foge para as bebidas, outros para drogas. Eu fui pra comida. Ser muito gordo era um álibi para o fato de ser diferente dos outros meninos”, explica. Ele chegou a pesar 155 quilos e, no ano passado, fez a cirurgia de redução do estômago. Hoje, está com 93 quilos.
O principal objetivo de Um Olhar, uma mesa-redonda da qual também fazem parte o médico Fernando Lee, a cantora e compositora Laura Finocchiaro e o cabeleireiro e maquiador Omar de Lucca, é trazer para os holofotes um outro lado do mundo gay, não só para os homossexuais e simpatizantes, mas também para os heterossexuais sem opinião formada. “Quero mostrar que existe o médico gay, o presidente de multinacional gay, o empresário gay”, afirma Marcelo. “Já temos apresentadores de programas e âncoras de telejornal que são gays e prestariam um grande serviço à comunidade se assumissem a homossexualidade. Por que na televisão os gays (assumidos) têm que estar só nas novelas?”, questiona ele.


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.