TC nega autorização para casamento gay, casal irá recorrer ao Tribunal Europeu

0

 

O Tribunal Constitucional chumbou a pretensão de duas mulheres portuguesas de contraírem casamento. Segundo o Diário Económico, a decisão do Tribunal não foi unânime. As duas mulheres já anunciaram a decisão de recorrer da sentença.
 

Teresa Pires e Helena Paixão, as duas mulheres que tentam casar-se desde Fevereiro de 2006, manifestaram a intenção de recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso se confirme a decisão do Tribunal Constitucional de não autorizar a oficialização civil da sua relação lésbica.

Na edição desta sexta-feira, o Diário Económico noticia que o acórdão do Tribunal Constitucional, ainda não divulgado, vai recusar a pretensão de Teresa e Helena.

No entanto, e segundo as informações divulgadas pelo jornal, a decisão do tribunal não foi unânime, com dois dos cinco conselheiros daquele órgão a votarem a favor da pretensão das duas mulheres.

Ouvido pela TSF, o advogado do casal adiantou que ainda não tem conhecimento oficial do acórdão mas, caso se confirme a decisão de recusa, Teresa e Helena vão recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Luis Grave Rodrigues considera que a divisão de votos no Tribunal Constitucional é um passo significativo, mas insuficiente.

«Estou chocado com estes juízes do meu tribunal constitucional que acham que há cidadãos de primeira e segunda.(…) enfim, um dia pensaremos destes juízes aquilo que hoje todos já pensamos daqueles que há meia dúzia de décadas achavam isto mesmo do casamento inter-racional», disse.

Reagindo à noticia, António Serzedelo, do movimento Opus Gay diz que a divisão de votos no tribunal constitucional mostra já uma mudança  de  mentalidades na  sociedade portuguesa.

TSF Rádio Notícias


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.