Rússia multa jornalista crítico da guerra por entrevista antiga com artista gay feita no Brasil

0

Entrevista com artista performático Fyodor Pavlov-Andreevich foi ao ar há mais de um ano.

Londres – Uma entrevista com um artista gay que vive no Brasil veiculada há mais de um ano valeu a Yury Dud, jornalista e YouTuber da Rússia com mais de 10 milhões de inscritos, uma multa de 120 mil rublos (cerca de R$ 11 mil) por “promover relações sexuais entre menores”.

Embora o país restrinja o que a lei considera “propaganda gay” para crianças desde 2013 e o parlamento esteja planejando ampliar o veto a conteúdos sobre “relações sexuais não tradicionais” destinados a pessoas de qualquer idade, a multa a Yury Dud pode não ser apenas pela entrevista antiga.

Por seu grande sucesso no site e posições contra a guerra, ele foi classificado, em abril, como “agente estrangeiro” pelo governo de Vladimir Putin — termo para designar pessoas e empresas que recebem financiamento do exterior. E estava contestando judicialmente o rótulo.

Jornalista da Rússia não comentou a multa

Aos 35 anos, o jornalista alvo da multa é uma das grandes estrelas da mídia na Rússia. Ele nasceu na Alemanha e vive no país desde os quatro anos de idade.

Depois de uma carreira em veículos de comunicação russos, criou seu canal na internet em 2017, dedicado a entrevistas com celebridades. Mesmo antes da guerra, já eram comuns as críticas sobre assuntos sensíveis ao Kremlin.

Em 2019, Yury Dud foi criticado abertamente pelo porta-voz do governo, Dmitry Peskov, por seu discurso ao receber o prêmio de Personalidade do Ano da revista GQ. O jornalista pediu aos colegas que quebrassem o silêncio sobre brutalidade policial, corrupção e manipulação eleitoral.

Fyodor Pavlov-Andreevich, entrevistado por Dud em março de 2021, mora no Brasil e é um reconhecido artista performático e diretor de teatro. A entrevista foi gravada em São Paulo e no Rio de Janeiro, e acumula quase 4 milhões de visualizações.

Eles conversam principalmente sobre arte. Entre os locais visitados está o Parque Lage, no Rio.

Apesar de mostrar cenas de nudez nas obras de arte comentadas pelo entrevistado, o programa não parece ter incomodado o Kremlin devido à suposta propaganda gay até junho deste ano.

O site de notícias Then24 publicou um link para o arquivo do processo que gerou a multa ao jornalista, mostrando que a ação foi protocolada no dia 28 de junho e concluída no dia 7  de julho.

Na data em que a multa foi anunciada, o Tribunal de Lefertovo de Moscou rejeitou apelação de Dud contra a inclusão na lista de agentes estrangeiros. Ele havia sido listado em 15 de abril pelo Ministério da Justiça depois de se chamar a invasão da Rússia à Ucrânia de “frenesi imperial”.

Pessoas ou organizações de mídia classificadas dessa forma têm que declarar qualquer investimento estrangeiro e seguir uma série de protocolos burocráticos.

Matéria completa Mídia Talks

 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.