MGM vai distribuir 20 mil camisinhas

0

Com o slogan “Camisinha na cabeça”, o Movimento Gay de Minas (MGM) pretende chamar a atenção para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre elas a Aids, durante a 9ª Semana do Rainbow Fest. Desde ontem, voluntários trabalham na embalagem dos 20 mil preservativos que serão distribuídos a partir de hoje, às 18h, na Praça Antônio Carlos, onde funcionará um estande para informações e orientações ao público do evento até o próximo domingo. Os preservativos, embalados em uma caixa personalizada contendo duas unidades cada e dicas de uso (ver quadro), também serão entregues aos participantes da 4ª Parada da Cidadania e do Orgulho GLBT, no sábado.

Além das camisinhas, cedidas pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, dez mil unidades de gel lubrificante e material educativo serão distribuídos. “Com os projetos pontuais do Rainbow Fest, como esta distribuição, o objetivo é despertar a lembrança da prática do sexo seguro e provocar uma mudança comportamental. Nesse contexto, a camisinha serve como um instrumento de alerta com a mensagem de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis não só para a população gay do município e turistas, mas, inclusive, para os heteros”, destaca o diretor do MGM e coordenador do Programa Municipal de Controle DST/Aids, Marco Trajano. Ele comentou, ainda, a importância da redução no índice de HIV entre os homossexuais no município de Juiz de Fora. Números do programa mostram que, em 2000, ano de fundação do MGM, 13 homossexuais fizeram o teste de HIV na cidade. Desse total, cinco tiveram resultado positivo. Já no ano passado, 167 gays passaram pelo exame e apenas três estavam infectados.

A voluntária Raquel Lima, 33, ressalta a importância na participação de todo o processo de prevenção: “Participo pelo terceiro ano consecutivo na ajuda de embalagem dos preservativos. Tenho a consciência de estar colaborando para a redução do índice de DSTs no município.”

Fique atento

Não compartilhe seringas nem transe sem camisinha. Não importa se é sexo oral, anal ou vaginal;

Sempre confira a data de validade na embalagem do preservativo;

Retire a camisinha da embalagem apenas na hora do uso;

Para evitar acidentes, aperte a ponta do preservativo para tirar o ar;

Use apenas lubrificante à base de água. Nada de vaselina ou cremes;

Cuidado ao retirar o preservativo;

Se houver dúvidas sobre a AIDS, faça o teste. A doença não tem cura, mas tem tratamento. Quanto mais cedo for identificada a infecção, maiores serão as oportunidades de uma boa qualidade de vida.

Fonte: Movimento Gay de Minas e coordenador do Programa Municipal DST/AIDS

http://www.tribunademinas.com.br/geral/geral30.php

 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.