Mês da Visibilidade e Orgulho Lésbico terá programação gratuita no Museu da Diversidade Sexual

0

Mês da Visibilidade e Orgulho Lésbico terá programação gratuita no Museu da Diversidade Sexual

Programação especial acontece entre os dias 20 e 31 de agosto com a exposição “Devassos no Paraíso: O Brasil mostra sua cara” e performances artísticas nos dias 24 e 25 de agosto

Mês da Visibilidade e Orgulho Lésbico terá programação gratuita no Museu da Diversidade Sexual

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é uma data estabelecida no Brasil por ativistas lésbicas brasileiras e dedicada ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas – Senale (hoje Senalesbi) ocorrido em 29 de agosto de 1996. Outra data simbólica para o movimento é 19 de agosto, considerado o Dia Nacional do Orgulho Lésbico, que homenageia a ativista lésbica Rosely Roth que morreu em 2003 e, na mesma data em 1983, liderou a ocupação no Ferro’s Bar em São Paulo, em resposta a agressões lesbofóbicas ocorridas algumas semanas antes.

Para relembrar as duas datas, o Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo (MDS) – equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo, administrado pela organização social de cultura APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) – oferece uma programação especial que conta com a exposição “Devassos no Paraíso: O Brasil mostra sua cara”, entre 20 e 31 de agosto, e performances artísticas nos dias 24 e 25 de agosto.

Além de celebrar o orgulho e a visibilidade lésbica, a iniciativa tem o objetivo de salientar a perspectiva histórica de luta das mulheres lésbicas e suas pautas de reivindicação dentro e fora do movimento LGBTI+.

“O evento colabora com a questão da visibilidade e da orientação, sem perder o olhar ativista. É preciso entender que o orgulho e a visibilidade andam juntos para congregar não só a existência da mulher lésbica, mas também as pautas que o movimento reivindica. Nesse ano, estendemos a programação, que se expande além de eventos para incluir intervenções, visitas mediadas e ações educativas por um período maior”, explica Ellen Nicolau, supervisora educativa da APAA.

Confira a programação das performances:

PERFORMANCE “L DE LUTA”
Intérprete: Júlia Garcia
Data: 24/08
Horário: 16h
Direção: Bruna Dias
Duração: 30 min
Entrada Gratuita

LEITURA DRAMÁTICA DA PEÇA ROMA
Realização: Companhia De Teatro Íntimo
Data: 25/08
Horário: 15h
Duração: 60 min
Entrada Gratuita

SERVIÇO:

Evento: Mês da Visibilidade e Orgulho Lésbico

Local: Museu da Diversidade Sexual – Rua do Arouche, 24 – Centro de São Paulo

Dias e horários: 20/08 a 31/08, das 10h às 18h.

Valor: Entrada Gratuita

Para agendamento de visitas em grupos, basta solicitar via site: http://www.mds.org.br/educativo

Sobre a APAA – Associação Paulista Dos Amigos Da Arte
A APAA é uma Organização Social de Cultura que presta serviços ao Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro e circo fazem parte da produção cultural que a APAA leva ao grande público por meio de festivais, programas continuados e da programação do Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e do Teatro Estadual de Araras. A APAA é ainda responsável ainda pelo Museu da Diversidade Sexual. Além dos projetos realizados para o Governo do Estado de São Paulo, a APAA viabiliza projetos culturais para marcas e investidores. (https://omelhordaculturasp.com/)

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

O Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo tem como objetivo garantir a preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira. Primeiro museu cultural da América Latina relacionado à temática, o MDS foi criado por meio do Decreto 58.075, de 25 de maio de 2012, vinculado à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O MDS valoriza a importância da diversidade sexual na construção social, econômica e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil. É uma iniciativa da APAA – Associação Paulista Dos Amigos Da Arte. (http://www.mds.org.br/)

Compartilhar.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Athosgls 21 anos fazendo a diferença na comunidade LGBT Mundial. Marca registrada.