Luta contra o preconceito

0

 

Amanhã, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Conta a Aids, será lançado o filme \”O Auto da Camisinha\”

Com distribuição de preservativos e folders informativos, orientações sobre prevenção e apresentação do espetáculo de rua \”Nas Garras do Capa Bode\”, a Secretaria da Saúde do Estado mobiliza a população no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. As atividades serão realizadas na Praça José de Alencar, às 8h30; na sede da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, às 12h30; e na Praça do Ferreira, às 17 horas.

Às 20h30, haverá o lançamento do filme cearense \”O Auto da Camisinha\”, no Cine Sesc São Luis Centro. A Sesa participou com R$100 mil na produção do filme. Este ano, a data adota o slogan \”Viver com aids é possível. Com o preconceito não\”, como resposta às pesquisas que mostram que as pessoas têm preconceito, apesar de conhecerem as formas de transmissão do vírus HIV.

Este ano o Ceará vai além das suas fronteiras para contribuir com a mobilização no Dia Mundial de Luta contra a Aids. O \”Auto da Camisinha\” terá exibições em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Rio Branco, Campo Grande e Curitiba. Amanhã, o filme também será exibido internacionalmente nas tevês públicas de Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau. O filme é adaptado do texto em cordel de José Mapurunga, encenado por 13 grupos teatrais cearenses em montagens vistas por mais de 300 mil pessoas só no Ceará.

O Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) também promove atividades. Em alusão ao dia, a entidade realiza diversas atividades de prevenção e conscientização, com o tema \”Sexo seguro é bom, desfrute!\” . A ONG selecionou locais em Fortaleza que são considerados points do público LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) para distribuição de preservativos, intervenções artísticas e outras formas de alertar sobre a importância da prevenção no combate à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Nas intervenções, o Grab reforça a solidariedade para com as pessoas que vivem com vírus HIV, somando-se aos esforços da campanha do Ministério da Saúde, de 1º de Dezembro, que é \”Viver com Aids é Possível. Com o Preconceito não\”.

Os atuantes nessas atividades são os jovens participantes do \”Sobre nós: Diálogos e Sexualidades\”, que é parte do projeto Sagas, parceria do Grupo de Resistência Asa Branca com a Fundação Schorer, organização holandesa com ações voltadas ao público LGBTT; e a equipe e educadores do projeto \”Entre Nós em Fortaleza\”, de interação preventiva com gays, bissexuais e garotos de programa.

Os jovens gays e outros HSH (Homens que fazem Sexo com Homens), bem como os monitores de ambos os projetos, e outros voluntários do Grab, serão a linha de frente da campanha, pois vão pôr em prática os conhecimentos adquiridos, atuando diretamente com o público em todas as atividades de conscientização. Haverá a distribuição orientada de um mil kits de prevenção, com material educativo, preservativos e gel lubrificante; além de cerca de cinco mil preservativos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza também atividades em todas as Regionais. A meta é incentivar o diagnóstico precoce do HIV.

Saiba mais
Preocupação

De 1980 a junho de 2009, foram registrados 544.846 casos de Aids no Brasil. Durante este período, 217.091 pessoas morreram em decorrência da doença. Por ano, são notificados entre 33 mil e 35 mil novos casos da doença. Em relação ao HIV, a estimativa é de que, no País, tenham 630 mil pessoas infectadas. No Ceará, são 8.818 casos confirmados da doença.

Diário do Nordeste


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.