Livro faz relação da poesia com amores gays de García Lorca

0

 

\”Te amo não por quem tu és,mas por quem sou quando estou contigo\” escreveu o maior poeta espanhol Frederico García Lorca. E era assim com versos que nunca revelavam seus protagonistas que ele desabafou sua frustação de amar homens sem ser correspondido.

A conclusão é do maior estudioso da obra e vida de Lorca, o irlandês radicado na Espanha, o historiador Ian Gibson. Ele lançouo livro que trata, pela primeira vez, da homossexualidade do poeta, \”Lorca y El Mundo Gay.\”

Só depois que os irmãos de Lorca morreram, foi possível focar uma pesquisa nos arquivos pessoais do poeta identificando desejos da sua sexualidade. \”Nenhum crítico se atrevia a falar disso, porque implicava não ter aceso aos arquivos\” explicou Gibson ementrevista para a \”Folha de São Paulo.\”

Ele ressaltou ainda: \”o irmão de Lorca não aguentava isso (a questão da homossexualidade), era tabu\”.

Frederico García Lorca só tratou da sua homossexualidade na peça \”El Público\”, encenada 42 anos depois da sua morte. O poeta foifuzilado por franquistas na Guerra Civil Espanhola.

A certeza dos seus amores, tem, na sua obra, o mesmo peso de não pode vivê-los. \”Tomei consciência de que a força invencível que impulsionou o mundo não são os amores felizes mas os contrariados\” (Trecho do livro Memórias de Minhas Putas Tristes).

da Redação do Toda Forma de Amor com informações centrais da Folha de São Paulo


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.