LGBT, LGBTI+ ou LGBTQ? Qual delas usar e o que significam?

0

Conheça a origem dos termos e como empregá-los da melhor forma possível para gerar representatividade,

Você sabe o que significa LGBT? Para te ajudar a entender o que representa cada uma das letras que compõem a sigla, nós preparamos um guia básico sobre o que cada uma delas significa em termos gerais.

O que significa LGBT e por que ela foi criada?

Ainda durante a década de 1990, por conta de grandes movimentações culturais e de mercado, o termo ‘GLS‘, que significa Gays, Lésbicas e Simpatizantes, caiu no gosto popular e se difundiu rapidamente entre a massa. No entanto, essa nunca foi uma sigla oficial.

Além disso, vale ressaltar que, por muito tempo, alguns grupos acabaram sendo classificados apenas como gays e suas especificidades foram ignoradas, o que reflete um fator histórico sobre o protagonismo masculino, mesmo em questões relacionadas à identidade de gênero e orientação sexual. Ao reconhecer isso, a sigla LGBT foi adotada como oficial para representar, respectivamente, Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais.

Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Foto: Alto Astral

LGBTQ

Mas, isso não ainda não era suficiente para abarcar toda a complexidade e representatividade dessa comunidade. Mais tarde, foi adicionada a letra ‘Q’, simbolizando os ‘Queers’, que em português significa algo similar a “estranho”.

A palavra era muito utilizada nos Estados Unidos para ofender todos desse grupo que foge do padrão social imposto e, por isso, como uma forma de resistência e empoderamento, ela passou a ser usada tanto para definir gênero, como sexualidade.

Isto é, os queers não necessariamente se encaixam no LGBT, mas se reconhecem tendo uma espécie de gênero estranho à “normalidade”, uma identidade divergente.

LGBTI+

Todavia, no Brasil, a adição do ‘Q’ acabou não ganhando tanta popularidade quanto em outros lugares do mundo. O que levou a, principalmente em São Paulo, a popularização do ‘I+’. O ‘I’ representa os intersexuais, que, antigamente, eram também conhecidos como hermafroditas, ou seja, pessoas que, naturalmente, sem qualquer intervenção médica, desenvolvem características sexuais parte da definição típica de sexo masculino e do sexo feminino.

Mesmo assim, como somos indivíduos muito únicos e cheios de características específicas, o símbolo do ‘+’ foi adicionado para agregar outros grupos que também não se sentiam parte apenas do LGBT.

Terra

 


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.