Israel diminui restrições à doação de sangue feita por homossexuais

0

O ministro da saúde de Israel considerou que a limitação era discriminatória e degradante.

Israel suspendeu as restrições à doação de sangue feita por homens homossexuais. O anúncio foi feito pelo ministro da saúde israelita, na quinta-feira, considerando que a limitação era “discriminatória e degradante”.

Os homens que pretendessem doar sangue no país eram questionados sobre se tinham mantido relações com parceiros do mesmo sexo nos últimos 12 meses, sendo que caso a resposta fosse afirmativa significava a sua exclusão do processo.

O questionário foi, entretanto, revisto para formular a questão de forma mais abrangente e pergunta agora, recorrendo a linguagem neutra, se o possível dador teve ou não “relações sexuais de alto risco com um novo parceiro ou parceiros” nos últimos três meses.

Nitzan Horowitz, o ministro da saúde de Israel, também abertamente homossexual, escreveu numa publicação no Facebook que o ministério “removeu as questões degradantes e irrelevantes” nos questionários para dadores de sangue e que todos seriam tratados da mesma forma, independentemente da orientação sexual.

“Não há diferença entre um sangue e outro”, disse Horowitz, acrescentando que “a discriminação contra homens gays na doação de sangue acabou”. O governante referiu ainda que “a proibição era um vestígio de um estereótipo pertencente ao passado”.

Os grupos israelitas de direitos LGBTQ saudaram a mudança como um passo importante para a igualdade no país. “Agora existem doses de sangue seguras para todos, sem discriminação e sem prejudicar os direitos humanos. A discriminação também causa sérios danos à saúde ”, disse Gal Wagner Kolasko, chefe das Associações Médicas LGBT de Israel.

Até agora, os homens homossexuais só podiam doar sangue após um ano de abstinência sexual.

Notícias ao Minuto


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.