Hungria decide não participar na Eurovisão, aparentemente por ser um festival “demasiado gay”

0
Fontes da estação pública húngara garantem que o país governado pelo ultraconservador Viktor Orbán não vai participar devido à cultura LGBTQ+ da Eurovisão

A Hungria anunciou que não irá participar na próxima Eurovisão, a decorrer em maio, em Roterdão, na Holanda. Não foi avançada uma justificação, mas fontes da emissora pública, a MTVA, ouvidas pelo Guardian e pelo site russo index.ru, dizem que a razão para o afastamento é a cultura demasiado liberal nos costumes do espetáculo – “demasiado gay” foi a expressão usada. Um funcionário da MTVA disse ao jornal britânico que, apesar de não ter sido revelada uma justificação oficial dentro da televisão, todos presumiram que a ligação próxima da Eurovisão à comunidade LGBTQ+ é o motivo da retirada. “Não fiquei surpreendido. Faz parte da cultura organizativa da MTVA”, partilhou a fonte, acrescentando que a estação desencoraja coberturas positivas de assuntos relacionados com os direitos de minorias sexuais.

O país liderado pelo ultraconservador Viktor Orbán tem assistido a um aumento dos ataques verbais à comunidade homossexual. O porta-voz do parlamento húngaro comparou a adoção por casais do mesmo sexo à pedofilia, enquanto um comentador político alinhado com Orbán apelidou a Eurovisão de “esquadra homossexual”. O próprio Orbán, que tem multiplicado as polítias de apoio às “famílias tradicionais”, defende publicamente que o casamento só pode ser entre um homem e uma mulher.

Em resposta por escrito ao Guardian, a MTVA não deu uma razão para a decisão tomada, dizendo apenas que, “em vez de participar na Eurovisão em 2020, vamos apoiar diretamente as valiosas produções criadas pelos talentos da música pop húngara”.

Sapo.pt


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.