DRT reúne-se com segmentos mais vulneráveis a discriminação

0

Representantes de gays e lésbicas participam de encontro

 

 

 

 

Acontece nesta terça-feira às 14h, na sede da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR), reunião com os segmentos mais vulneráveis a discriminação, promovido pelo Núcleo de Combate à Discriminação da DRT. O encontro terá o objetivo de planejar as ações do Núcleo e a instalação de um Conselho Consultivo de Combate à Discriminação.

Segundo a delegada substituta do Trabalho, Leila Maria Raboni, a instalação do Conselho Consultivo será importante para que haja um planejamento das ações a serem executadas pela gerência de políticas sociais em consonância com as expectativas dos segmentos. Os participantes são representantes dos segmentos afrodescendentes, Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transgêneros (GLBT) e pessoas com deficiências, entre outros. No encontro serão trocadas experiências e idéias entre os participantes e membros do Núcleo envolvendo situações de discriminação de gênero, raça, assédio sexual e moral, entre outros. Estima-se a participação de 50 participantes.

O evento faz parte de uma série de atividades que a DRT/PR vem organizando há duas semanas. “Estamos fazendo uma interlocução com diversas representações governamentais, não governamentais e sociedade civil organizada, objetivando a efetividade de políticas para o mercado de trabalho e promoção da igualdade de oportunidades e combate à discriminação”, informa Raboni.

No último dia 17, membros da DRT reuniram-se com várias instituições acadêmicas, Secretaria Estadual do Trabalho e Promoção Social, da Saúde, Justiça, Educação e Segurança, apresentando resultados do Núcleo de Promoção da Igualdade de Oportunidades e de Combate à Discriminação. O objetivo foi firmar parcerias para o desenvolvimento de ações conjuntas integradas.

Atualmente o Núcleo já tem uma parceria com a Secretaria de Saúde no combate à discriminação de pessoas com AIDS, no local de trabalho. O Núcleo ainda atende o trabalhador que se sente lesado recepcionando as denúncias e encaminhando para o setor responsável.

Economia Solidária – De 19 a 20 de outubro, também foram realizadas na DRT duas oficinas sobre o Programa Economia Solidária, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). No primeiro dia, o tema abordado foi “Financiamento e Linhas de Crédito para Economia Solidária” e, no segundo dia, foi a vez do “Painel de ações desenvolvidas por organizações públicas e privadas na Economia Solidária”. O objetivo das oficinas foi discutir e mostrar os resultados do Programa e as instituições disponibilizarem e apresentarem linhas de crédito para financiamento.

O evento reuniu empreendimentos, intuições financeiras como o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Secretaria do Estado do Trabalho, do Emprego e Promoção Social (SETP), Correios, Provopar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e gestores que compõe o Fórum Regional Metropolitano de Economia Solidária. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também é uma entidade que apóia a Economia Solidária.


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.