Documentários para ver e entender a temática LGBTQ+

0

Uma lista imperdível para celebrar o Dia Internacional do Orgulho

Por Thamires Viana

O dia 28 de junho ficou marcado como o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+ devido à Rebelião de Stonewall ocorrida em 1969. A série de manifestações movida por membros da comunidade se iniciou após uma invasão da polícia de Nova York ao bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan. O movimento entrou para a história como o mais importante para a comunidade LGBTQ+ na luta pelos direitos de gays, lésbicas, transsexuais e bissexuais.

No meio cinematográfico, as produções com essa temática vêm ganhando cada vez mais visibilidade, auxiliando na quebra de estereótipos sobre a comunidade e aumentando a conscientização sobre o movimento.

Por isso, no mês que celebra o Orgulho LGBTQ+, separamos 10 documentários essenciais que você precisa assistir nos serviços de streaming:

1 – Revelação

Cena do documentário Revelação

O documentário traz depoimentos e entrevistas com nomes influentes da arte e do pensamento transgêneros que analisam os impactos de Hollywood na comunidade trans.

Disponível na Netflix

2 – Atrás da Estante

Cena do documentário Atrás da Estante

Durante décadas, um casal judeu gerenciou a Circus of Books, uma livraria e sex shop gay de Los Angeles. Neste documentário, a filha do casal conta essa curiosa história.

Disponível na Netflix

3 – Secreto e Proibido

Cena de Secreto e Proibido

O documentário segue a história de Terry Donahue e Pat Henschel, duas senhoras idosas que iniciaram a história de um amor secreto em tempos difíceis. Mas sair do armário mesmo depois de tantos anos também tem seus próprios desafios.

Disponível na Netflix

4 – A Morte e Vida de Marsha P. Johnson

Cena de A Vida e Morte de Marsha Thompson

O documentário aborda os acontecimentos e o legado político deixado pela ativista trans Marsha P. Johnson, pioneira na luta pelos direitos da comunidade LGBT nos EUA e um dos nomes mais importantes da Rebelião de Stonewall.

Disponível na Netflix

5 – Minhas Famílias

Cena do documentário Minhas Famílias

Casado e com filhos nos EUA, um cineasta gay documenta as dificuldades e o processo de aceitação de sua homossexualidade por sua tradicional família chinesa.

Disponível na Netflix

6 – Laerte-se

Cena de documentário Laerte-se

A cartunista Laerte nos convida a conhecer seu mundo e reflete sobre a longa trajetória de sua autoaceitação como mulher na sociedade brasileira.

Disponível na Netflix

7 – Wig

Cena do documentário Wig

Wig mostra a origem de Wigstock, o festival histórico que marca o fim de verão para a comunidade gay de Nova York, enquanto explora como as maneiras pelas quais entendemos o queer, arte e identidade de hoje.

Disponível na HBOGo

8 – Fora do Armário

Cena do documentário Fora do Armário

A produção nacional trata dos desafios do processo de aceitação de homossexuais ou transgêneros, e como famílias abordam a revelação do segredo do filho, da filha, da irmã ou do pai.

Disponível na HBOGo

9 – Crianças Transgênero

Cena do documentário Crianças Transgêneros

O documentário brasileiro acompanha a história de quatro crianças transgênero que escolheram passar pelo processo de transição ainda na infância e os desafios encontrados pelas famílias.

Disponível no Globoplay

10 – Forbidden Games

Cena do documentário Forbidden Games

O emocionante documentário acompanha a trágica história de vida de Justin Fashanu, o primeiro e único jogador de futebol a se assumir abertamente homossexual.

Disponível na Netflix 

CineClick


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.