Diversidade em Destaque é tema da próxima Live da Agência Aids

0

Distanciamento social, lavagem das mãos com frequência e uso do álcool em gel. As orientações básicas diante do surto de coronavírus valem para toda a população e também contemplam lésbicas, gays, travestis e pessoas trans. Porém, muitas pessoas LGBT vivem em condições de vulnerabilidade social, estigma e preconceito que dificultam o acesso à saúde e à rede de proteção. Esse cenário pode deixá-las ainda mais expostas à proliferação do vírus.

Este e outros assuntos serão debatidos nesta terça-feira (19), às 21h, na LIVE “Diversidade em Destaque”, da Agência Aids.  Mediado pela jornalista Roseli Tardelli, o bate-papo vai acontecer dois dias depois que o mundo celebrou o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

Uma pesquisa internacional divulgada na última terça-feira (12), noticiada pela Fundação Thomson Reuters, realizada com 3,5 mil homens gays, bissexuais e transexuais por um aplicativo de relacionamentos apontou que 30% dos entrevistados responderam que não se sentem seguros em casa durante o isolamento.

Mesmo que a LGBTfobia já tenha sido declarada crime pelo Supremo Tribunal Federal em junho do ano passado, muitas vítimas relatam dificuldades em denunciar familiares próximos e se veem sem ter onde buscar abrigo após uma denúncia. Por essas e outras situações é que a comunidade LGBT destaca a importância de manter viva a luta contra o preconceito e a violência.

Confira o perfil dos entrevistados:

Toni Reis

Professor doutor, Toni Reis é ativista da causa LGBTI+ desde a década de 1980. Formado em letras e pedagogia, é especialista em sexualidade humana, mestre em filosofia e doutor e pós-doutor em educação. Em 1992 foi um dos fundadores do Grupo Dignidade e em 1995 ajudou a fundar ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Atualmente é diretor executivo do Grupo Dignidade e integrante do comitê executivo da recém-fundada rede regional GayLatino, a qual trabalha com direitos humanos e HIV em relação a gays na América Latina e no Caribe. Também é diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI e representa a instituição no Fórum Nacional de Educação.

Ariadne Ribeiro

Ariadne é mãe, mulher transexual e vive com HIV há 20 anos. Hoje atua como assessora de apoio comunitário para o Unaids no Brasil.  Ela tem grande experiência em prevenção do HIV e adesão ao tratamento antirretroviral entre populações-chave com sinergia de vulnerabilidades, incluindo pessoas em situação de rua, usuários de álcool e outras drogas, travestis, transexuais e trabalhadoras do sexo. Ariadne é professora universitária, mestre e doutoranda em Psiquiatria e Psicologia Médica na Unifesp. Auxiliou na formação da rede básica de saúde do Município de São Paulo para a atenção à população trans.

André Fischer

Idealizador e diretor do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, André Fischer é jornalista e fundador do portal MixBrasil, um dos principais canais de informações e cultura LGBT do Brasil que encerrou as atividades em 2015. Também criou outros portais direcionados ao público LGBT, como XXY e Sexapil. Atuou como DJ e host dos programas DJ Mix na Rádio UOL, de programas na Rádio MixBrasil, no portal MixBrasil e do programa semanal CBN MixBrasil na CBN. Apresentou entre 2007 e 2014 o programa de curta-metragens Cine MixBrasil, no Canal Brasil da Globosat e foi colunista do MTV Notícias. Atualmente é Diretor Centro Cultural da Diversidade na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e sócio da Tecidas 360, consultoria dedicada ao tema da diversidade. Entre 2017 e 2018 foi diretor da América Latina do aplicativo Hornet. Também publicou vários livros com a temática LGBTI+.

Cássio Rodrigo

Com mais de uma década na gestão de políticas públicas para LGBTI+, Cássio Rodrigo tem ampla experiência na avaliação de projetos culturais, fazendo parte da CAP – Comissão de Avaliação de Projetos,  entre os anos de 2013 e 2016. Além disso, presidiu a Comissão de Seleção de Projetos LGBT dos Editais ProAC nos anos de 2011 a 2016. Também foi tutor em duas turmas do Curso de Ensino à Distância “A Conquista da cidadania LGBT – a política da diversidade sexual no Estado de São Paulo”, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Como Coordenador Estadual de Diversidade Sexual, esteve à frente da formação de mais de 11 mil pessoas que passaram por palestras, oficinas, rodas de conversa sobre os direitos LGBTI. Neste mesmo trabalho, foram mais de 200 denúncias recebidas e acompanhadas via Sistema de Ouvidoria da SJC e importantes parcerias firmadas com o Detran, a DERSA e o Metrô, visando a sensibilização e capacitação de funcionários para o bem atendimento ao cidadão LGBTI.

Redação da Agência de Notícias da Aids

Serviço:

LIVE: “Diversidade em Destaque”

Quando: 19 de maio de 2020

Horário: 21h

Como assistir:

Acesse a TV Agência Aids no agenciaaids.com.br ou pela página oficial da Agencia no Facebook: facebook.com/agenciaaids


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.