DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

0

Fórum de ONGs/Aids do Rio de Janeiro ocupa a Central do Brasil
com ações educativas e um ato de protesto para marcar a data
Dia 1º de dezembro a partir das 8 horas
A epidemia de Aids no Rio de Janeiro sofre com o descaso das autoridades e governantes: faltam insumos para realização de exames e compra de medicamentos e a assistência ao doente de Aids é deficiente. O cidadão que deseja realizar um teste anti-Aids na rede púbica de saúde espera, em média, quatro meses pelo resultado. As ações de prevenção da Aids em todo o estado estão prejudicadas devido à descontinuidade no repasse da cota de camisinhas tanto para as ONG, como para as unidades de saúde que também oferecem esse serviço.
Buscando chamar a atenção para este quadro, militantes, pessoas vivendo com HIV/Aids, profissionais e gestores de saúde, entre outros, sob a coordenação do Fórum Estadual de ONG/AIDS do Rio de Janeiro, estarão realizando uma grande manifestação para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e mobilizar a população para as deficiências dos serviços de saúde e para a importância da adoção de estratégias de prevenção regulares, que contemplem especialmente as populações hoje mais vulneráveis à epidemia como afro-descendentes e desfavorecidos sócio-economicamente.
Ações educativas durante todo o dia. Às 12h haverá um protesto ao som do surdo de marcação
A partir das 8h do dia 1 de dezembro (quinta-feira), diversas atividades educativas estarão acontecendo na área da Estação Ferroviária Pedro II (Central do Brasil), como mostra de cartuns e de materiais informativos sobre Aids e Tuberculose. Um telão exibirá campanhas educativas. Ao mesmo tempo, em intervalos regulares, a rádio interna da Supervia veiculará mensagens de prevenção.
No lado externo da Central do Brasil, diversas ONGs e Associações Comunitárias realizarão atividades de orientação sobre DST/Aids tais como oficinas, palestras e distribuição de materiais informativos. Paralelamente, os Camelôs Educativos (equipe de agentes de prevenção) abordarão a população de forma a sensibilizá-los para a temática HIV/AIDS. Para destacar o evento, alto do prédio da Central receberá um grande laço vermelho, símbolo internacional da Luta Contra a AIDS.
Às 12 horas, os militantes estarão reunidos para um protesto silencioso onde se ouvirá apenas a batida de um surdo de marcação e a leitura do nome de pessoas que morreram em conseqüência da Aids. Frascos de medicamentos vazios serão espalhados pelo chão e um ator simbolizará no corpo a marca de quem sofre as conseqüências da deficiência na atenção aos doentes de Aids no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, num ato em defesa da vida e da saúde pública.
Programação intensa para fortalecer a importância do combate à epidemia de Aids
O Fórum de ONGs Aids do Rio de Janeiro, com apoio da SES/RJ, UNESCO, SMS/RJ, Supervia e Universidade Estácio de Sá (e outros parceiros), estará também marcando o Dia Mundial de Luta Contra Aids através de uma campanha (composta por folhetos e cartazes) que usa a imagem do cantor e compositor Dudu Nobre – que cedeu sua imagem gratuitamente para a ação.
Durante a semana, também numa ação articulada com o Fórum ONG/AIDS, o portal O DIA ONLINE estará disponibilizando na internet um hot site interativo sobre HIV/AIDS com toda a cobertura dos eventos, informações úteis e links para outros sítios na internet.
Na sexta-feira, dia 2 de dezembro às 14h, será lançada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ (Auditório do Prédio Anexo) a Frente Parlamentar em HIV/AIDS do Estado do Rio de Janeiro.
Informações para a imprensa:
Márcia Vilella | Marcela Prior
Target Assessoria de Comunicação
Tels: (21) 8158 9692 | 8158 9715 e 2201 1337
[email protected]


Deixe um comentário ou dica do que gostaria que pudéssemos trazer de novidade para vocês. E se curte nosso CANAL faça uma doação de qualquer valor para que possamos continuar com esse trabalho.

PIX: (11) 98321-7790
PayPal: [email protected]

TODO APOIO É IMPORTANTE.

Compartilhar.

Sobre o Autor

Comments are closed.